ESPAÇO

Brasil lança foguete de treinamento no Rio Grande do Norte

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno fará lançamento nesta quinta-feira (28/08) às 15 horas
Publicado: 26/08/2014 11:01
Imprimir
Fonte: CLBI

  O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), lança na quinta-feira (28/08), às 15 horas, um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

O foguete deve atingir uma altitude de 32 quilômetros em um voo planejado para durar 2 minutos e 45 segundos até a queda no Oceano Atlântico, a 17 quilômetros da costa. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo e a Marinha do Brasil vão realizar a interdição do espaço aéreo e da área marítima na região.

O objetivo do lançamento é treinar as equipes de lançamento e de rastreio do CLBI, além de testar equipamentos e obter dados para a qualificação e certificação do foguete, de acordo com as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Ao todo, 198 civis e 458 militares do CLBI participam da operação, que também envolve a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Instituto de Fomento Industrial (IFI), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.