INTERCÂMBIO

Oficiais das Nações Amigas, alunos da ECEMAR, conhecem Organizações de Ensino da FAB

Publicado: 26/05/2014 11:30
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Os Oficiais de Nações Amigas (10. Visita ao Museu Aeroespacial Brasileiro  Oficial-AlunoONA) representantes da Argentina, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela realizaram, no período de 13 a 16 de maio, a primeira Viagem de Estudos de 2014. Eles são Oficiais-Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A viagem de estudos, prevista no Plano de Unidades Didáticas (PUD 2014), tem o objetivo de proporcionar aos ONA o conhecimento das Organizações de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER) e de identificar as características institucionais e as atividades desenvolvidas nessas Organizações. Além disso, foi uma oportunidade para que os Oficiais tivessem contato com aspectos culturais e da história brasileira, fora do estado do Rio de Janeiro.

O ponto inicial da viagem foi a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, onde após a recepção da Comitiva pelo Comandante, Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado, foi realizada a visita aos diversos Pavilhões de Ensino da escola e ao “ESM-Escola” da especialidade de Mecânico de Aeronaves.

Em seguida, os Oficiais-Alunos conheceram o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Os visitantes participaram da palestra do Vice-Diretor do IPEV, Tenente-Coronel Aviador Sílvio Lúcio Cunha Bastos, que destacou a importância da realização dos ensaios em voo para que o Poder Aeroespacial Brasileiro esteja cada vez mais seguro e fortalecido.

Já em Pirassununga (SP), na Academia da Força Aérea (AFA), a Comitiva foi recebida pelo Comandante, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da 12. Visita ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º   Oficial-AlunoCosta Almeida. Eles conheceram a AFA e foram apresentados ao Comandante do Corpo de Cadetes, Coronel Aviador Cláudio Evangelista Cardoso, que explicou para a audiência que aquela Instituição não procura formar simplesmente o Militar Aviador, Intendente ou Infante, mas sim formar os futuros líderes que conduzirão os processos e atividades do Comando da Aeronáutica. Os Oficiais de Nações Amigas tiveram ainda a oportunidade de conhecer o 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) e a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga.

Na visita ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), a Comitiva foi recebida pelo Comandante da organização, Brigadeiro do Ar Robson Grandelle. Em seguida, os alunos participaram da exposição do Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Luiz Guilherme da Silva Magarão, que, em sua apresentação, destacou a importância do CIAAR para a formação e adaptação dos Oficiais, visando atender aos Quadros de Apoio, Temporário, Médico, Dentista, Farmacêutico, Engenharia e Oficiais Especialistas da Aeronáutica.

Finalizando8. Visita ao “ESM-Escola” da Especialidade de Mecâ  Oficial-Aluno a viagem de estudos, os Oficiais-Alunos conheceram a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), onde foram recebidos pelo Comandante, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, que abordou, em sua apresentação, a importância histórica da escola, os primeiros valores apresentados aos potenciais Cadetes da AFA e os números estatísticos que representam o grau da formação intelectual e situam a EPCAR como 6ª colocada no ranking 2012, das Escolas Federais do ENEM.

A comitiva foi chefiada pelo Oficial-Instrutor da ECEMAR, Coronel de Infantaria R1 João Rafael Mallorca Natal, e coordenada pelo Tenente-Coronel Especialista em Aviação Antonio Rodrigues da Silva. Para eles, o objetivo da viagem foi alcançado e os Oficiais-Alunos puderam conhecer os valores cultuados na rotina acadêmica e das atividades desenvolvidas para a formação dos militares do Comando da Aeronáutica.