ANIVERSÁRIO

Esquadrilha da Fumaça completa 62 anos de demonstrações no Brasil e no Mundo

Unidade vive momentos de mudanças e treinamentos para a implantação da aeronave A-29 Super Tucano
Publicada em: 19/05/2014 16:33
Imprimir
Fonte: EDA

“Esta data é especial. É, antes de tudo, Benção das Aeronaves na Fumaça  Sgt Gaedcke/EDAum tributo a todos os que viveram as experiências de um Fumaceiro e àqueles que hoje compõem o time da Esquadrilha da Fumaça”. A frase é do Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, em discurso durante a cerimônia militar realizada na Academia da Força Aérea, localizada em Pirassunuga (SP), que celebrou os 62 anos de história da Esquadrilha. No evento, que ocorreu na última quarta-feira (14/05), o Tenente-Coronel Gobett foi condecorado com a “Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”, sendo reconhecido por sua liderança, profissionalismo e dedicação ao desenvolvimento operacional em sua carreira.

“O dia de hoje é extremamente importante para reverenciarmos os Fumaceiros de ontem e de hoje, além do Comandante atual da Esquadrilha no seu segundo ano de comando, em que está recebendo a medalha cujo nome faz menção ao nosso maior líder durante a 2ª Guerra Mundial”, ressaltou o Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, que presidiu a cerimônia.

Na ocasião, o Tenente-Coronel Gobett ainda ressaltou o momento importante pelo qual o Esquadrão está passando. “Vivemos uma rotina atípica totalmente voltada à implantação de um novo projeto. O desafio de adequar a doutrina, a logística e os processos do Esquadrão às características do A-29 Super Tucano caminha ao encontro da missão que ansiamos, com equilíbrio e paciência, retomar”, afirmou.

O dia também contou com a “Benção das Aeronaves” realizada pelo Tenente-Coronel Capelão Paulo de Anchieta Lopes, da Academia da Força Aérea. Na benção, estiveram presentes todos os militares que compõem o efetivo da Esquadrilha da Fumaça, prestigiando o momento solene de reflexão dos 62 anos de história do Esquadrão.