ESPORTE

Cadetes da Academia da Força Aérea vão disputar mundial de triatlo no Canadá

A equipe vai participar da competição que será disputada por quatro mil atletas do mundo todo
Publicada em: 16/05/2014 10:41
Imprimir
Fonte: SCS/AFA

Cad. Rodrigues em Campeonato Brasileiro  Arquivo PessoalA equipe de triatlo formada por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) conquistou uma vaga para participar do campeonato mundial da modalidade, em agosto, na cidade de Edmonton no Canadá. Os tempos obtidos pelos cadetes no Campeonato Brasileiro, realizado no mês abril em Brasília, renderam aos alunos a participação na competição que será disputada por quatro mil atletas do mundo todo.

Entre os militares da AFA, destaca-se o Cadete Aviador Augusto Rodrigues, do quarto ano. Com o tempo de 2:16’03”, conquistou o terceiro lugar na prova de 1,5km de natação, 40km ciclismo e 10 km corrida, mesmas distâncias olímpicas. O atleta começou a treinar em 2011, quando ingressou na AFA e aprendeu a nadar para realizar a prova Long Distance Pirassununga, cidade do interior de São Paulo onde fica localizada a AFAEquipe da AFA  Arquivo pessoal.

Desde 2013, o triatlo passou a fazer parte das atividades oficiais dos jogos Interafa - competição entre os cadetes dos quatro anos da Aeronáutica - e da Navamaer, competição que reúne cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Exército), Escola Naval (Marinha) e da própria Academia da Força Aérea (Aeronáutica).

Vencedor da prova de triatlo da Navamaer e da Interafa em 2013, o Cadete Rodrigues voltou a vencer na Interafa este ano com novo recorde para a competição: em 1:05’38”. O atleta levou também o primeiro lugar na corrida de 3.000 metros com obstáculo. Segundo o cadete, o preparo para vencer essa prova veio dos treinos de bicicleta e corrida para a disputa do triatlo. “O tempo diário de Educação Física do curso me permite treinar, mas preciso ir um pouco além”, revela.

Além do Cadete Rodrigues, o Cadete Aviador Bruno Iha e o Cadete Intendente Álvaro Vargas vão disputar o mundial no Canadá.