CAPACITAÇÃO

ECEMAR realiza cerimônia de diplomação de mais de 180 oficiais

Publicada em: 11/12/2013 13:56
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Palavras do Comandante da ECEMAR  SO Tostes/ECEMARA Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, na última sexta-feira (06/12), a cerimônia militar de diplomação de 40 Oficiais-alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) e de 138 Oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM). A aplicação dos cursos tem o objetivo de capacitar oficiais superiores para o preparo e o emprego do componente militar do Poder Aeroespacial.

O evento foi realizado no Auditório Principal da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e contou com a presença de diversos Oficiais do Alto Comando, além de autoridades civis e militares. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, que entregou os diplomas de conclusão de curso ao Capitâo de Mar-e-Guerra Francis Pereira Valle, Oficial mais antigo do CPEA, e ao primeiro colocado do CCEM, Tenente-Coronel Aviador Antonio Santoro.

"O CCEM descortinou-se como um importante marco em nossas carreiras de oficiais da Força Aérea. Chegamos ao final do curso, com as respostas para todos os questionamentos, inquietações e expectativas que ora pairavam no início do ano. Foi um período marcado pela superação diária, em que os laços de amizade duplicaram as alegrias e dividiram as tristezas. O empenho e a dedicação de nossos instrutores e de todos os profissionais da ECEMAR, bem como o apoio de uma infraestrutura voltada 24h para o ensino de pós-formação, amenizaram a jornada e revelaram o comprometimento da Escola com a sua nobre missão de entregar, para nossa Força, militares mais bem preparados e conscientes do importante papel a ser desempenhado como Comandantes, Chefes, Diretores e Oficiais de Estado-Maior", ressaltou o Tenente-Coronel Antonio Santoro.

O Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, enfatizou que a Escola tem atuado de maneira decisiva para a formação de personalidades heroicas e para a consolidação das lideranças pioneiras.  “A correta interpretação do que representa a Missão da Escola, exige a clarificação de um aspecto fundamental e que deverá ser no seu entendimento, observado em todas as atividades aqui desenvolvidas: a ECEMAR existe para aprimorar as reflexões e as atitudes daqueles que serão os novos líderes da Força Aérea”, concluiu.
TCel Av Santoro - 1º Lugar CCEM 2013  SO Tostes/ECEMAR

Saiba mais:

CPEA
Curso destinado aos Oficiais Superiores do posto de Coronel e tem por objetivo fornecer conhecimentos que os capacitem a formular e conduzir a Política Militar da Aeronáutica, considerando a Política de Defesa Nacional, estabelecendo a correlata Estratégia Militar da Aeronáutica.

CCEM
O Curso tem por objetivo capacitar os Oficiais Superiores nos postos de Major e Tenente-Coronel, para o exercício das funções de Comandantes, Chefes, Diretores e Oficiais de Estado-Maior. O CCEM-2013 contou com a presença de oito Oficiais de Nações Amigas (ONA) da Angola, Argentina, Coréia do Sul, El Salvador, Estados Unidos, Peru, República Dominicana, e Venezuela.