AÇÃO SOCIAL

Mais de 1.000 atendimentos são realizados em comunidade no RJ

Publicada em: 07/10/2013 16:44
Imprimir
Fonte: SCS - GAP-RJ

O GMissão ACISO 2013 GAP-RJ  2S Breno Fazolirupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) realizou na semana passada uma Ação Cívico Social (ACISO) voltada aos moradores da Comunidade Parque Alegria, na zona norte da cidade. Uma estrutura especial foi montada com barracas de campanha para comportar doze órgãos do poder público e entidades sociais que ofereceram diversos serviços à comunidade.

Durante dois dias, uma equipe formada por oficiais médicos, dentistas, assistentes sociais, técnicos da área de saúde e profissionais de instituições parceiras realizou cerca de 1.110 atendimentos aos moradores. “Tive oportunidade aqui de fazer exames que nunca fiz porque no Posto de Saúde é muito difícil conseguir marcar”, disse uma moradora.

Os moradores contaram ainda com corte de cabelo, maquiagem, oficina de artesanato, inclusão no Cadastro Único de Assistência Social, balcão de empregos, orientação sobre o microcrédito. Além disso, puderam emitir documentos, como carteira de trabalho e identidade, e tiveram assistência jurídica. “Essa ação leva às pessoas mais carentes o conhecimento da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, e divulga o trabalho da Polícia Civil no combate à violência contra as mulheres”, conta a Delegada Titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Friburgo - RJ.

Foi montado também um escovódromo para orientar as crianças a fazer uma escovação correta. O estudante Esdras, que cursa o 5º ano do ensino fundamental e é cadastrado no Projeto Segundo Tempo (PROFESP), participou de palestras sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis e da apresentação da companhia de cães da Polícia Federal. “Foi muito legal, aprendi a ser educado com os outros e a não usar drogas. O que eu achei melhor foi de ter sido chamado para participar da apresentação da Polícia Federal”, ressaltou.

A ação contou com a parceria da DEAM, DETRAN, Instituto Loreal Paris, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, SESC, Clínica da Família Caju, Colgate, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (SETRAB), PROFESP e ABRAPACK.