SOCIAL

CIAAR recebe estudantes de escolas municipais de Belo Horizonte

Publicado: 13/09/2013 11:26
Imprimir
Fonte: CIAAR

Conhecer as peculiaridades da carreira militar e ver um avião de perto era o sonho de muitos dos 35 jovens que visitaram o CIAAR, nessa quinta-feira (12/09). Os estudantes, com idade entre 12 e 14 anos, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves são participantes do projeto “Escola Integrada”da Prefeitura de Belo Horizonte.

A visita faz parte da parceria firmada desde 2012 entre o CIAAR e a Prefeitura, que já atendeu a cerca 700 estudantes da capital mineira. Nessa parceria, todas as quintas-feiras o CIAAR recebe uma escola participante do projeto. O objetivo é proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre a rotina militar e sobre as possibilidades de carreira na Força Aérea Brasileira.

Os alunos assistem a uma palestra sobre as formas de ingresso na FAB e sobre a missão da instituição, a banda de música “Asas de Minas do CIAAR” faz apresentações musicais, além de ensinar para as crianças um pouco sobre o funcionamento de cada instrumento utilizado nas apresentações. Os alunos ainda assistem a exibição dos cães adestrados do Canil “Rompe Nuvens”. Encerrando a visita, realizam uma visita guiada ao hangar do CIAAR, coordenada por militares da Seção de Aeronaves, onde conhecem de perto a aeronave C-98 Caravan e seu funcionamento.

Para a professora Nedmar Goulart Moreira, coordenadora do projeto, as visitas proporcionadas pela Escola Integrada abrem novas perspectivas para os alunos, principalmente porque dificilmente as crianças poderiam ver um avião de perto. “Isso faz com que despertem nelas a possibilidade de um dia servir à Aeronáutica”, destaca a professora.

“O que eu mais gostei na visita foi poder entrar no avião. Quero ser piloto de guerra por causa da aventura, da emoção que faz o coração bater mais forte”, afirma Pedro Lucas, de 12 anos.
“Receber semanalmente as visitas de escolas e instituições públicas e privadas é uma satisfação para nós do CIAAR, pois acredito que essas visitas motivarão os jovens de hoje e irão refletir no futuro das Forças Armadas do Brasil”, destaca o Sargento Wladimir José Ferreira, da Seção de Comunicação Social do CIAAR.

O projeto
A Escola Integrada é uma política municipal de Belo Horizonte, que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura. Estas oportunidades são implementadas com o apoio e a contribuição de entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas.