FUMAÇA

Pilotos participam de curso sobre gerenciamento de recursos da tripulação

Publicado: 01/08/2013 11:42
Imprimir
Fonte: EDA

Capitão Marcelo apresenta conceitos sobre o CRMCom o foco na segurança em voo, a equipe de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) participou do curso de Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM – Crew Resource Management), entre os dias 15 e 17 de julho, no auditório do Esquadrão, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Segundo o responsável, o chefe de Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Capitão Aviador Murillo Nagib de Oliveira Boery, as aulas buscaram reciclar os pilotos sobre o assunto. “O curso é importante para elevar o nível de consciência e atenção dos pilotos durante o voo”, conta.

O Capitão Boery explica que o CRM surgiu na década de 70, quando estudos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) concluíram que acidentes aéreos continuavam a acontecer, mesmo com a presença de pilotos experientes, equipamentos confiáveis e aviões modernos. “Assim, a NASA percebeu que o fator humano era um dos principais causadores desses acidentes”, disse.

A partir disso foram desenvolvidos treinamentos que atendem às áreas: comunicação (ruídos que podem atrapalhar uma boa comunicação durante o voo), dinâmica de equipe (trabalho em grupo que tende a atingir um objetivo em comum), consciência situacional (se o tripulante está percebendo corretamente tudo o que está acontecendo ao seu redor) e processo decisório (apresenta as ferramentas de como gerenciar as informações para chegar à melhor decisão).

O curso será aplicado ainda este ano para mecânicos, com foco no gerenciamento de recursos durante a manutenção das aeronaves.