MISSÃO DE PAZ

Brasil e ONU organizam curso para Oficiais em Missões de Paz

Publicado: 17/04/2013 11:00
Imprimir
Fonte: CCOPAB

No período de 15 a 26 de abril, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e o Departamento de Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (Departament of Peacekeeping Operations – DPKO/ONU) conduzem, nas instalações do Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava – Petrópolis, o Curso de Preparação de Instrutores para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz (Training Of Trainers Course for Staff Officers).

O curso, que tem por propósito familiarizar os participantes com os novos materiais de treinamento para Oficiais de Estado-Maior em Missões de Paz desenvolvidos pelo Serviço de Treinamento Integrado (Integrated Training Sevice – ITS) do DPKO, contará com a participação de representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos da América, Guatemala, Paraguai e Uruguai.

Este será o primeiro curso realizado sobre o tema nas Américas. A opção por realizá-lo no Brasil reflete o excelente desempenho do País nas Missões de Paz da ONU, sobretudo no Haiti (Mission des Nations Unies Pour La Stabilisation en Haiti - MINUSTAH) e Líbano (United Nations Interim Force in Lebanon - UNIFIL).

Saiba mais sobre o CCOPAB

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, foi criado no dia 01 de março de 2010 por transformação do Centro de Instrução de Operações de Paz e tem como missão apoiar o preparo de militares, policiais e civis brasileiros e de Nações Amigas para missões de paz e desminagem humanitária, buscando ser um líder global na promoção da excelência do preparo de recursos humanos para emprego em áreas onde são conduzidas as Operações de Paz da ONU.

Com a filosofia de integrar forças e multiplicar conhecimentos, o CCOPAB tem o intuito de contribuir para a paz mundial, alinhando-se com as diretrizes da nossa Política Externa. O esforço é realizado por intermédio de militares das três Forças Armadas: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, os quais compõem o Centro Conjunto e desenvolvem estágios, treinamentos específicos e exercícios que capacitam e auxiliam na execução das missões fora do País. Dentre as atividades realizadas no Centro destacam-se os Estágios Preparatórios para Comandantes de Subunidade e Pelotão (EPCSUPel), para Comandantes de Organizações Militares e Estado Maior (EPCOEM) e de Preparação para Missões de Paz (EPMP), além dos Estágios de Desminagem Humanitária, de Cooperação Civil Militar (CIMIC), de Preparação de Jornalistas em Áreas de Conflito, de Preparação de Tradutores e Intérpretes Militares e do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), todos de suma importância e vitais para o excelente desempenho daqueles que têm o privilégio de integrar uma Operação de Manutenção da Paz.