PREVENÇÃO

Curso mostra potencial do gravador de voo na investigação

Publicado: 03/12/2012 09:55
Imprimir
Fonte: CENIPA

Cel Camargo na palestra aos investigadores   Sgt Flávio/CENIPAO Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) formou, entre os dias 16 e 28 de novembro, 35 investigadores no Curso Básico de Gravadores de Voo nesta semana. A capacitação teve como objetivo aperfeiçoar o conhecimento de profissionais ligados à comunidade SIPAER, o qual será aplicado na investigação de acidente aeronáutico.

O desenvolvimento das palestras ficou por conta dos técnicos especialistas do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), Coronel Aviador Fernando Silva Alves de Camargo, Tenente Coronel Aviador Sidnei Velloso da Silva Júnior e Suboficial Valmar da Silva Gama. Esses profissionais são especializados nos principais laboratórios dos Estados Unidos e Canadá.

O curso proporcionou aos participantes uma visão sobre os gravadores de voo e seu funcionamento, e o processo de leitura e análise técnica de dados usados na investigação de acidentes aeronáuticos, conforme recomenda a Convenção de Aviação Civil Internacional (Convenção de Chicago). Os alunos também tiveram noções de lógica digital e conheceram a operação do LABDATA do CENIPA.

Além de profissionais da Força Aérea Brasileira, participaram representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícias Militar, Civil e outros órgãos.

Laboratório de gravadores de voo

Desde 2006, o CENIPA vem trabalhando na ampliação e aperfeiçoamento da capacidade de leitura da maioria dos gravadores de voo em uso nas aeronaves civis e militares brasileiras. Graças à tecnologia do Laboratório, o CENIPA possui capacidade para investigar, com rapidez, os acidentes e incidentes aeronáuticos, além de atender às solicitações de vários países da América Latina, por ocasião de acidentes aéreos. Essa condição projeta o Brasil a patamares mais elevados no cenário mundial da investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

A estrutura do LABDATA está localizada na Divisão de Tecnologia da Informação do CENIPA.