Projetos estratégicos

Projetos estratégicos da FAB



Projeto F-X2

Imagem do Projeto F-X2

Descrição do projeto

Desenvolvimento e aquisição da aeronave Gripen NG, sendo 28 monopostos (F-39 E) e 08 bipostos (F-39 F), 02 simuladores de voo e estações de planejamento, CLS e equipamentos necessários à operação inicial da aeronave. O projeto faz parte do eixo Inovação para a Indústria da Defesa do Novo PAC do Governo Federal.
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Recebimento de 36 aeronaves.
Indicador: Porcentagem de aeronaves recebidas – 22,2% (8/36).
Resultados: Foram recebidas 8 aeronaves até outubro de 2024.
Benefíciospara a sociedade
O Gripen é conhecido pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Em diversas Forças Aéreas no mundo é o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil, com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB. Ainda nesse contexto, o novo caça multimissão viabilizou atividades de desenvolvimento conjunto que são realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset). A indústria de defesa nacional está envolvida no processo de desenvolvimento de estruturas, sistemas e aviônicos, na produção, ensaios em voo e capacitação para apoiar, manter e modernizar essa frota pelas próximas décadas. As atividades conjuntas iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção das aeronaves Gripen E/F para a FAB, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

Projeto KC-390

Imagem do Projeto KC-390

Descrição do projeto

Aquisição de 19 aeronaves de transporte militar e reabastecimento em voo, fornecimento de itens da Lista de Aprovisionamento Inicial (LAI) e de equipamentos de apoio. O projeto faz parte do eixo Inovação para a Indústria da Defesa do Novo PAC do Governo Federal.
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Recebimento de 19 aeronaves.
Indicador: Porcentagem de aeronaves recebidas – 36,84% (7/19).
Resultados: 7 aeronaves recebidas até outubro de 2024.
Benefíciospara a sociedade
Desde o recebimento da primeira aeronave, o vetor já foi utilizado em diversas missões, sendo as de maiores destaques, a assistência humanitária ao Líbano, o transporte de materiais de enfrentamento ao COVID-19 e repatriação de brasileiros e estrangeiros refugiados do conflito na Ucrânia. Além das missões especificamente militares, o KC-390 Millennium permitirá integrar o Estado Brasileiro, por meio de diversas ações como o apoio aos pelotões de fronteira, às reservas indígenas e às localidades de difícil acesso na região amazônica; o transporte de material e pessoal em regiões carentes; o apoio a calamidades públicas e incêndios florestais; e o apoio aos diversos órgãos do Estado Brasileiro, para a realização de missões de rotina e monitoramento de projetos.

Projeto H-XBR

Imagem do Projeto H-XBR

Descrição do projeto

Aquisição de 47 helicópteros de médio porte para as Forças Armadas, sendo 15 para o Exército Brasileiro, 15 para a Marinha do Brasil e 17 para a Força Aérea Brasileira. Os vetores serão aplicados em missões de Busca e Salvamento, Combate SAR, Evacuação aeromédica, Ação Cívico-Social e de Integração Nacional. O projeto faz parte do eixo Inovação para a Indústria da Defesa do Novo PAC do Governo Federal.
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Recebimento de 47 helicópteros.
Indicador: Porcentagem de helicópteros recebidos – 93,61% (44/47).
Resultados: 44 helicópteros recebidos até outubro de 2024.
Benefíciospara a sociedade
O vetor é parte essencial na execução de todo o serviço prestado pelas Forças Armadas à população, tais como: Operação Catrimani - combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami; Operação Ágata Oeste - Realização das Missões preventivas e repressivas contra contrabando, tráfico de drogas e tráfico de animais silvestres; Operação Taquari 2 - apoio à população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul; e resgate em navios, mesmo em longas distâncias, para evacuação aeromédica.

Projeto T-HX

Imagem do Projeto T-HX

Descrição do projeto

Aquisição de 27 helicópteros de pequeno porte para instrução aérea básica, sendo 15 para a Marinha do Brasil e 12 para a Força Aérea Brasileira. O projeto faz parte do eixo Inovação para a Indústria da Defesa do Novo PAC do Governo Federal.
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Recebimento de 27 helicópteros.
Indicador: Porcentagem de helicópteros recebidos – 0% (0/27).
Resultados: Ainda não foram recebidos helicópteros neste projeto.
Benefíciospara a sociedade
No cenário moderno dos conflitos armados, a Aviação de Asas Rotativas ganhou notoriedade pela gama de missões que podem lhe ser atribuída, exercendo papel fundamental na conquista do êxito pelas Forças Armadas de qualquer nação.Devido ao incremento de missões possíveis de serem realizadas e diante de um cenário complexo de combate, as Forças Aramadas Brasileiras vêm evoluindo da aviação de Asas Rotativas com modernas aeronaves, capazes de ampliar suas capacidades nos mais variados teatros de operação, onde se pode salientar o aumento de seu alcance, autonomia e poder de fogo. Na atualidade, as tecnologias disponíveis nas aeronaves apresentam um ganho significativo na operacionalidade, capacidade de combate e segurança aérea. Diante desse panorama, os helicópteros para a instrução aérea precisam ser mais próximos dos que serão encontrados nos esquadrões operacionais.

Projeto Lessonia

Imagem do Projeto Lessonia

Descrição do projeto

Aquisição de um Sistema Espacial de sensoriamento remoto radar de órbita baixa.
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Recebimento de 02 satélites.
Indicador: Porcentagem de satélites recebidos – 0% (0/2).
Resultados: Os satélites encontram-se em órbita, realizando o processo de comissionamento.
Benefíciospara a sociedade
O Brasil, com suas dimensões continentais, suas riquezas de recursos naturais e suas vastas áreas de fronteira terrestre e marítima, torna-se um grande desafio para a gestão pública nas suas mais diversas áreas de atuação e em todas as esferas do poder executivo. Tal desafio, no entanto, só pode ser atacado de forma eficiente e rigorosa com o uso de ferramentas e insumos adequados, dentre os quais o sensoriamento remoto por imagens de Satélites, que se torna indispensável. De acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, a Força Aérea Brasileira (FAB) é também responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e monitoramento de satélites. Em vista disso, o Programa Estratégico de Sistemas (PESE) estabelece a estratégia de implantação de sistemas espaciais cujos produtos possuem uso dual (militar e civil), respeitadas as peculiaridades de cada sistema. Existem hoje dezenas de Satélites de sensoriamento remoto pertencentes a diversos países e o Brasil adquire imagens destes países. Entretanto, existem óbices relacionados à aquisição dessas imagens como, por exemplo, a baixa disponibilidade de imagens no tempo de resposta adequado, a dependência de imagens de Satélites pertencentes a outros países e dificuldades de compra de imagens comerciais de alta ou altíssima resolução espacial. Destaca-se que diversos segmentos da sociedade brasileira fazem uso de imagens orbitais para aplicações que impactam diretamente na economia do país. Logo, um Sistema Espacial de Sensoriamento Remoto Radar nacional só trará benefícios para a Defesa, como também para a sociedade brasileira, por meio de produtos de resolução adequada fornecidos pelo Satélite. Tendo em vista este cenário, o Sistema Espacial LESSONIA foi definido no PESE visando o atendimento da lacuna de necessidades de produtos de Sistema Espacial de Sensoriamento Remoto Radar com considerável desempenho em termos de resolução espacial, taxa de atualização, tempo de resposta e segurança da informação.

Projeto IFFM4BR

Imagem do Projeto IFFM4BR

Descrição do projeto

Desenvolver os principais componentes do Sistema IFF Modo 4 Nacional até a prontidão tecnológica suficiente para que a Base Industrial de Defesa (BID) possa iniciar a integração, industrialização e produção licenciada para operação inicial do sistema.
Responsável pela aquisição: IAE.
Meta: Entrega de 28 unidades do criptocomputador CM4-B certificados.
Indicador: Percentual físico realizado – 42,85% (12/28).
Resultados: Entrega de 12 unidades do criptocomputador CM4-B pela empresa Kryptus ao IAE para ensaios de qualificação e certificação.
Benefíciospara a sociedade
O IFFM4BR é um sistema de identificação amigo ou inimigo que equipará plataformas militares aéreas, terrestres e navais, proporcionando maior consciência situacional em cenários de conflito e minimizando as chances de fratricídio. Além disso, o projeto entregará benefícios consistentes à sociedade, como o domínio tecnológico em algoritmos de estado de alta sensibilidade e criticidade, gerando independência completa na gestão de chaves criptográficas utilizadas nesse tipo de sistema. Proporcionar, ainda, a capacitação da industrial nacional na produção e suporte logístico de equipamentos de alta relevância para a soberania do país.

Projeto LinkBr2

Imagem do Projeto LinkBr2

Descrição do projeto

Prestação de serviços e fornecimento de bens necessários para o desenvolvimento, a integração, a validação e o fornecimento de um sistema tático de enlace de dados baseado no conceito operacional do Sistema de Comunicações por Enlaces Digitais da Aeronáutica e que contenha o protocolo LINK-BR2
Responsável pela aquisição: COPAC.
Meta: Entrega de 10 Rádios Terminais Data LINK, Estações Data Link (EDL) de Comando e Controle, EDL Gerenciamento e EDL de Planejamento.
Indicador: Percentual física das etapas contratuais – 67,74%.
Resultados: Foram recebidos 6 Rádios, sendo que os dois primeiros rádios serão atualizados, EDL GRC e EDL PLJ.
Benefíciospara a sociedade O enlace de dados tático se transformou numa ferramenta indispensável para as forças armadas em todo o mundo para o compartilhamento de informações e funções de comando e controle. No Brasil, o sistema Link-BR2 é o futuro datalink brasileiro e integrarádiversas plataformas militaresaéreas, terrestres e navais, dentre elas, a aeronave F-39 Gripen. O projeto Link-BR2 contribui para construção de uma força aérea de grande poder dissuasório, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada. O projeto envolve não apenas a aquisição de um sistema, mas seu desenvolvimento no Brasil, o que converge em uma oportunidade para indústria nacional adquirir novas tecnologias para a fabricação de equipamentos.

A Força Aérea Brasileira não desenvolve projetos que resultem em renúncias de receitas.