ORDEM DO DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E RESGATE

Publicada em: 29/06/2011 13:42
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Fonte: COMGAR

 PALAVRAS DO COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

Brasília, 26 de junho de 2011.

IMAGINEMOS, APENAS POR BREVES MOMENTOS, AS TERRÍVEIS CONDIÇÕES DE TRIPULANTES ABATIDOS EM AMBIENTES HOSTIS OU MESMO SOBREVIVENTES DE UM ACIDENTE AÉREO. SOZINHOS E COM FRIO, EM MEIO AO AMBIENTE DE SELVA OU DO ALTO MAR, O ISOLAMENTO E A SENSAÇÃO DE DESAMPARO DESPERTAM A INCERTEZA EM QUALQUER SER HUMANO. SOME-SE AO CENÁRIO SOMBRIO A FOME, A SEDE E OS POSSÍVEIS FERIMENTOS CAUSADOS PELO POUSO FORÇADO OU EJEÇÃO.

NA TENTATIVA DE RECRIAR O PASSADO, RETORNEMOS EM NOSSOS PENSAMENTOS ÀS 10:25H DO DIA 26 DE JUNHO DE 1967. O LOCAL: 80 MILHAS NÁUTICAS AO NORTE DA CIDADE DE TEFÉ, ESTADO DO AMAZONAS, NAS MARGENS DO RIO JAPURÁ, EM PLENA SELVA AMAZÔNICA. AO LONGE, OUVE-SE O RUGIR DOS MOTORES DE UMA AERONAVE E, SUBITAMENTE, NO SEMBLANTE DOS SOBREVIVENTES SURGE UMA EXPRESSÃO DE ESPERANÇA E APREENSÃO. PASSAVAM-SE DEZ DIAS DESDE A QUEDA DA AERONAVE QUE REALIZAVA A ROTA ENTRE BELÉM E CACHIMBO. HAVERIA ALGUMA CHANCE DE SALVAÇÃO? O SOM CARACTERÍSTICO DAS HÉLICES QUE SE APROXIMAVAM DO LOCAL DO SINISTRO FAZIA COM QUE A ESPERANÇA DO RESGATE AUMENTASSE A CADA SEGUNDO.

AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, A ATMOSFERA NO INTERIOR DA CABINE DE UMA AERONAVE DE BUSCA NÃO É DE TÉDIO OU DE CANSAÇO. PREVALECE UM ESTADO DE PROFUNDA ATENÇÃO AO CENÁRIO QUE SE DESCORTINA NAS JANELAS DE OBSERVAÇÃO. CADA DETALHE, POR MENOR QUE SEJA, PODE LEVAR AO AVISTAMENTO DO OBJETIVO. É UMA MISSÃO DÍFÍCIL, QUE EXIGE MOTIVAÇÃO CONSTANTE NAS LONGAS JORNADAS DE VOO E PRECISÃO NA NAVEGAÇÃO PARA QUE NENHUMA ÁREA DEIXE DE SER SOBREVOADA. A TENSÃO É SEMPRE GRANDE, POIS CADA MINUTO QUE PASSA DIMINUI AS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA DAQUELES QUE ESTÃO EM PERIGO.

ESSA PLURALIDADE DE EMOÇÕES TRANSCORRIA A BORDO DA AERONAVE SA-16 6539 DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA NAQUELA MANHÃ DE JUNHO DE 1967. NO IMPONDERÁVEL MOMENTO EM QUE PARTE DA FUSELAGEM ERA VISTA EM MEIO ÀS ENORMES ÁRVORES DA FLORESTA, HOMENS UNIRAM-SE NA EMOÇÃO ÚNICA DE VENCER A MORTE E A DOR.

O RESGATE NÃO TARDOU A CHEGAR. NO DIA SEGUINTE, OS ROTORES DO SH-1D FAB 8530 DO ESQUADRÃO PELICANO, EM SEU BATISMO OPERACIONAL, JÁ CORTAVAM CÉLERES O ESPAÇO AÉREO, TRAZENDO OS CUIDADOS MÉDICOS TÃO URGENTEMENTE NECESSÁRIOS. A BORDO, HOMENS DO PARA-SAR, A TRADUÇÃO TERRENA DE ANJOS SALVADORES QUE LOGO DESCIAM POR CORDAS PARA CUIDAR DOS CINCO SOBREVIVENTES E RETORNÁ-LOS À SEGURANÇA DE SEUS LARES.

TRINTA AERONAVES DE DIVERSOS TIPOS FORAM ENGAJADAS NA COBERTURA DA ÁREA DE BUSCAS, TENDO SIDO VOADAS MAIS DE MIL HORAS. ENCERRAVA-SE, ASSIM, UMA DAS MAIORES OPERAÇÕES SAR REALIZADAS PELA FORÇA AÉREA BRASILEIRA: A SAGA DA BUSCA E RESGATE AO C-47 FAB 2068. INICIAVA-SE O CULTO AO PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO DAQUELES QUE SE LANÇARAM AO SALVAMENTO E A FÉ E VONTADE DE VIVER DAQUELES BRAVOS SOBREVIVENTES. CELEBRAMOS, ASSIM, O DIA DA AVIAÇÃO DE BUSCA E RESGATE.

PASSADOS 44 ANOS, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA ENGAJOU-SE EM UM SEM NÚMERO DE MISÕES DE BUSCA E RESGATE. ALGUMAS DELAS, QUE ENVOLVERAM GRANDES AERONAVES DA AVIAÇÃO COMERCIAL, CONTARAM COM GRANDE DIVULGAÇÃO PELA MÍDIA E FORAM ACOMPANHADAS COM APREENSÃO POR TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. A GRANDE MAIORIA, PORÉM, SE DESENROLA LONGE DO CONHECIMENTO DO PÚBLICO, SENDO REPRESENTADAS PELAS PEQUENAS AERONAVES ACIDENTADAS EM LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO E AS EMBARCAÇÕES LEVES DEIXADAS À DERIVA EM NOSSO EXTENSO MAR TERRITORIAL. TODAS, NO ENTANTO, SÃO ALVOS DA MESMA CAPACIDADE DE PRONTA-RESPOSTA DOS INTEGRANTES DO SISTEMA SAR BRASILEIRO QUE REÚNE NÃO SÓ AS EQUIPAGENS OPERACIONAIS DO COMGAR, MAS TAMBÉM OS VALOROSOS INTEGRANTES DOS CENTROS DE COORDENAÇÃO DO DECEA.

NESSE GRANDE TIME ENCONTRAMOS MILITARES DAS AVIAÇÕES DE BUSCA E RESGATE, ASAS ROTATIVAS, PATRULHA E TRANSPORTE, BEM COMO ELEMENTOS DOS SALVAERO.

INFELIZMENTE, O BRASIL ASSISTIU, NOS ÚLTIMOS ANOS, VÁRIOS ACIDENTES AÉREOS QUE CEIFARAM A VIDAS DE CENTENAS DE PESSOAS. O LUTO E A TRISTEZA TOMARAM CONTA DE DIVERSOS LARES, MAS A POPULAÇÃO PÔDE ATESTAR A PRONTIDÃO DA FAB NO ATENDIMENTO RÁPIDO E EFICIENTE PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÍTIMAS, SEJA EM PLENA SELVA AMAZÔNICA, SEJA NO MEIO DO OCEANO ATLÂNTICO.

EM TODAS ESSAS MISSÕES, OS PROFISSIONAIS DE BUSCA E RESGATE CONFIRMARAM COM ARROJO E AUDÁCIA SEU LEMA, “PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER”, MAS O FAZEM SEM ESQUECER A PERÍCIA, O BOM SENSO E O PROFISSIONALISMO, ATRIBUTOS FORJADOS POR UMA DOUTRINA SÓLIDA, VOLTADA INTRINSECAMENTE PARA A PRONTIDÃO E PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO RECEBIDA.

A ATIVIDADE DE BUSCA E RESGATE NÃO SE LIMITA, PORÉM, AOS TEMPOS DE PAZ. A NECESSIDADE DE RETORNAR TRIPULANTES ABATIDOS ATRÁS DAS LINHAS AMIGAS FEZ ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DA MISSÃO DE C-SAR OU RESGATE EM COMBATE, CONSOLIDANDO-SE COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL DE MANUTENÇÃO DO MORAL E DA CAPACIDADE OPERACIONAL. TRATA-SE UMA DAS ATIVIDADES MAIS PERIGOSAS DA GUERRA AÉREA MODERNA, POIS É PRECISO, NAVEGANDO À BAIXÍSSIMA ALTURA OU MESMO ENTRE OBSTÁCULOS, LOCALIZAR E RESGATAR O TRIPULANTE ABATIDO EM MEIO AO AMBIENTE HOSTIL DA DEFESA ANTI-AÉREA INIMIGA.

EM COMBATE, AS TRIPULAÇÕES SAR PRECISAM ASSUMIR RISCOS E CALCULÁ-LOS COM O MÍNIMO DE INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS. TRATA-SE DE TIRAR CONCLUSÕES SUFICIENTES A PARTIR DE PREMISSAS INSUFICIENTES E FAZÊ-LO SOB A PRESSÃO DO TEMPO, OPERANDO EM UM LOCAL DESCONHECIDO, EMPREGANDO DE MANEIRA COORDENADA OS HELICÓPTEROS DE RESGATE E DE ESCOLTA, ALÉM DAS AERONAVES DE CAÇA E DE CONTROLE E ALARME.

CIENTE DESSA NECESSIDADE, A FAB DEU INÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA DOUTRINA NACIONAL DE C-SAR QUE HOJE JÁ SE EQUIPARA ÀS DAS MAIS MODERNAS FORÇAS AÉREAS. O ATUAL PROGRAMA DE REAPARELHAMENTO, QUE JÁ CONTA COM OS MODERNOS HELICÓPTEROS H-60L BLACKHAWK, AH-2 SABRE E H-36 CARACAL , ALÉM DOS AVIÕES SC-105 AMAZONAS SAR, PERMITE NÃO SÓ UMA MELHORIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO SAR EM TEMPOS DE PAZ COMO TAMBÉM AMPLIA A CAPACIDADE DE RESGATE DE NOSSA FORÇA AÉREA NOS MAIS LETAIS TEATROS DE OPERAÇÕES.

EM 1967, AO CHEGAR AO LOCAL DO ACIDENTE DO FAB 2068, AS EQUIPES DE RESGATE FORAM RECEBIDAS PELOS SOBREVIVENTES COM A CÉLEBRE FRASE: “EU SABIA QUE VOCÊS VIRIAM”.

NOS DIAS DE HOJE, AS TRIPULAÇÕES DE BUSCA E RESGATE RATIFICAM DIÁRIA E ANONIMAMENTE AS PALAVRAS EMOCIONADAS DAQUELES HOMENS: ONDE QUER QUE HAJA UMA VIDA EM PERIGO, A AJUDA VIRÁ NAS ASAS E ROTORES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. ESSA CERTEZA É ALICERÇADA POR UMA DETERMINAÇÃO CALMA, SILENCIOSA E IMPLACÁVEL DE SE REALIZAR A MISSÃO. A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR!

A ATIVIDADE SAR NADA TEM A VER COM SORTE OU ACASO. TEM A VER COM CARÁTER E COM FÉ. TEM A VER, EM SUMA, COM OS VALORES HUMANOS MAIS ELEVADOS QUE EXISTEM: HONRA, LEALDADE E CORAGEM. SIGNIFICA, AINDA QUE POR BREVES MOMENTOS, FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE UM SER HUMANO EM PERIGO. A ISSO TUDO, ENFIM, CHAMAMOS ALTRUÍSMO, A MATÉRIA-PRIMA ÚNICA E ESPECIAL DA QUAL SÃO FEITOS OS HOMENS E MULHERES QUE TRABALHAM NO SISTEMA SAR BRASILEIRO!

PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!

VOAR, COMBATER E VENCER!!!

TEN BRIG AR GILBERTO ANTONIO SABOYA BURNIER
COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

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