INTERNACIONAL
FAB marca presença inédita em Fórum Mundial da Aviação
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, integrou a comitiva que representou o Brasil em uma série de compromissos durante a 42ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá. A agenda reforçou o protagonismo do País em temas ligados à inovação, cooperação e sustentabilidade na aviação global.
A delegação brasileira foi composta, ainda, por representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Ministério das Relações Exteriores, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Ministério de Portos e Aeroportos e da Polícia Federal. A comitiva foi recepcionada e coordenada pelo Embaixador Michel Arslanian Neto, atual Delegado permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) em Montreal.
Nos dias 21 e 22 de setembro, o Comandante participou da Innovation Fair, feira internacional promovida pela OACI para debater o papel das novas tecnologias na aviação civil e militar. O evento reuniu representantes de governos, organismos internacionais, setor privado, academia e sociedade civil, em um ambiente voltado à troca de experiências, à apresentação de soluções inovadoras e à discussão de iniciativas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Em seguida, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno prestou uma homenagem ao Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar, ao conceder-lhe a Medalha Mérito Santos-Dumont. A cerimônia, que também contou com a presença do Presidente do Conselho da Organização, simbolizou o reconhecimento internacional e o fortalecimento dos laços de cooperação entre Brasil e a OACI.
Um dos destaques da missão foi a participação na 42ª Assembleia da OACI, encontro que reúne estados-membros para definir as diretrizes da aviação civil internacional. Pela primeira vez na história, um Comandante da Força Aérea Brasileira discursou oficialmente no fórum.
Durante sua fala, o Comandante da Aeronáutica, destacou o compromisso brasileiro com uma aviação mais segura, sustentável e inclusiva. “Destacamos avanços como a lei do ‘Combustível do Futuro’, a ampliação da participação feminina no controle do tráfego aéreo e a digitalização de processos", disse. O Comandante ressaltou, ainda, a importância da cooperação internacional e do fortalecimento da representação latino-americana no Conselho da Organização.
Fotos: FAB
Notícias Relacionadas
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
