RESGATE
FAB realiza resgate aeromédico de emergência em alto-mar
Na madrugada desta quinta-feira (07), o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, sediado em Natal (RN), realizou uma complexa missão de evacuação aeromédica (EVAM) em alto-mar, que resultou no salvamento de um tripulante filipino de 47 anos a bordo de um navio localizado a aproximadamente 50 quilômetros de Recife (PE).
A tripulação decolou de Recife na aeronave H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB) ainda durante a madrugada para as coordenadas da embarcação, chegando até ela ao nascer do sol. As condições meteorológicas favoráveis, com poucas nuvens, permitiram o êxito da operação.
Ao chegar ao navio, o cenário era crítico: o paciente estava inconsciente e havia sofrido crises convulsivas. Havia sido reanimado a bordo por um médico do navio com manobras de RCP (reanimação cardiopulmonar) que foram bem-sucedidas. Imediatamente, os homens de resgate do Esquadrão Falcão, especializados em missões de Busca e Salvamento (SAR), realizaram o içamento da vítima para o helicóptero.
No interior da aeronave, o estado do tripulante ainda era gravíssimo, com saturação de oxigênio que indicava risco iminente de morte. Durante o voo até Recife, a equipe médica da FAB conseguiu estabilizar os sinais vitais e elevar a saturação para 96%, garantindo a segurança do paciente até a chegada ao atendimento especializado.
O Suboficial Enfermeiro Wandré Da Silva Pinto comentou sobre a condição do paciente. “Estava muito crítica. Foram necessárias manobras de RCP da nossa equipe médica com o auxílio dos homens SAR, que são treinados para situações como essa. Com os procedimentos realizados, conseguimos estabilizar o paciente com segurança para o transporte", contou.
O comandante da missão, Major Aviador José Wellinghton Félix De Carvalho, destacou a importância da atuação coordenada da tripulação. “A atuação precisa e coordenada da equipe foi determinante para garantir a evacuação segura e rápida do paciente, assegurando a continuidade do atendimento médico especializado. A missão reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira com a preservação da vida e a prontidão para atuar em situações desafiadoras”, afirmou.
Ao pousar em Recife, uma ambulância, coordenada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC) – SALVAERO –, unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), já aguardava para realizar a transferência do paciente. O apoio do SALVAERO, fundamental na coordenação dos meios e repasse ágil das informações, foi decisivo para o sucesso da missão.
O comandante do navio expressou sua gratidão pela operação. “Many thanks to Air Force and Rescue Center for excellent cooperation and help (em tradução livre, “muito obrigada à Força Aérea e SALVAERO pela excelente cooperação e ajuda”).
Fotos: 1º/8º GAV