HOMENAGEM

COMAE é homenageado por apoio ao transporte de leite materno ao Rio Grande do Sul

Reconhecimento destaca apoio da FAB na logística emergencial para UTIs Neonatais gaúchas durante as enchentes de 2024
Publicada em: 04/08/2025 11:00
Imprimir
Fonte: COMAE, por Capitão Dilson
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

  O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu, no dia 01/08, uma homenagem da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, em reconhecimento ao apoio no transporte de leite materno ao Estado do Rio Grande do Sul durante situações de emergência.

A cerimônia foi realizada na sede do COMAE, em Brasília (DF), e contou com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, que recebeu um quadro de Menção Honrosa entregue pelas representantes do Ministério da Saúde, Daniela Aparecida da Silva e Mariana Simões Barros.

A homenagem destaca a atuação da FAB na logística da primeira remessa de leite materno coletado e destinado a recém-nascidos internados em UTIs Neonatais gaúchas, no mês de julho de 2024. A ação ocorreu em resposta à emergência sanitária vivida no estado em decorrência das inundações causadas por eventos climáticos extremos nos meses de abril e maio.

Segundo a rBLH-Fiocruz, o apoio da Força Aérea foi fundamental para garantir o abastecimento do estoque de alarme de leite materno, contribuindo diretamente para a assistência a bebês em situação de vulnerabilidade.

O evento também reuniu Oficiais-Generais do COMAE e reforçou a importância da integração entre as instituições na gestão de crises sanitárias e ambientais.

“Esta ação evidencia o trabalho da Força Aérea em prol da população. São militares que, em qualquer tempo e condição, se fazem presentes onde o Brasil precisar”, destacou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

Fotos: Soldado F. Vasconcelos / COMAE