VIGILÂNCIA AÉREA

Estação radar de Presidente Prudente (SP) é inaugurada pelo DECEA

O sistema visa ampliar a vigilância do tráfego aéreo, além do aumento da segurança e da eficiência operacional na região
Publicada em: 30/07/2025 18:36
| Atualizada em: 30/07/2025 18:36
Imprimir
Fonte: Denise Fontes - DECEA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

  O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), inaugurou, no dia 30/07, uma nova estação radar de Presidente Prudente (SP).

A cerimônia contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; do Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; do Vice-Presidente da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; da Chefe da Divisão Técnica da Comissão, Major Engenheira Talita da Cunha Mattos; do Vice-Presidente da Thales da América Latina e Diretor-Geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri Rodrigues; do Presidente da Omnisys Engenharia, Rodrigo Modugno, e demais autoridades.

Os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG formam um sistema que permite aos controladores de tráfego aéreo e de defesa aérea visualizarem a posição, altitude, velocidade e direção das aeronaves no espaço aéreo. Dessa forma, sistema torna-se fundamental para organizar o fluxo de tráfego aéreo e garantir a segurança da navegação aérea, uma vez que fornece informação essencial para que os controladores orientem os pilotos em voo, e amplia a cobertura dos voos de rota na região das fronteiras entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Major-Brigadeiro Javoski destacou a importância da implantação do novo radar. “A CISCEA se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido como referência mundial”, afirmou o Presidente da CISCEA.

O Oficial-General ressaltou também a importância da parceria com a empresa Omnisys ao exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do controle do espaço aéreo brasileiro. “Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, pontuou.

Sobre a CISCEA

Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA que tem por missão promover a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do SISCEAB, além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Além disso, atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.

Fotos: Fábio Maciel/ DECEA