DESPORTO MILITAR

Falcões se destacam no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo Clássico

Equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira consagrou-se campeã brasileira na modalidade Precisão de Aterragem por Equipe
Publicada em: 31/07/2025 11:15
Imprimir
Fonte: CDA, por Capitão Blener
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans

  A Equipe de Paraquedismo da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecida como Falcões, conquistou resultados expressivos na edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Paraquedismo Clássico, realizado entre os dias 20 e 24/07, no Centro Nacional de Paraquedismo, sediado em Boituva (SP). A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPQ) e reuniu os melhores atletas do país na modalidade.

Representando a FAB, os militares da equipe Falcões se destacaram na prova de Precisão de Aterragem por Equipe, sagrando-se campeões nacionais. A equipe vencedora foi composta pelo Tenente-Coronel de Infantaria Michel Marconi Hakime de Andrade Ramos, pelo Capitão Especialista em Fotografia Rodrigo Gonçalves, pelo Sargento Especialista em Guarda e Segurança Diogo Pereira Rocha, pelo Sargento Especialista em Informática Leandro Simões Duarte e o pelo Sargento Especialista em Guarda e Segurança Willie de Paula Tito. No pódio por equipes, os Falcões ficaram à frente dos Cometas, consagrados em segundo lugar, e dos Meteoros, que conquistaram o terceiro lugar.

A FAB também brilhou nos resultados individuais. Na modalidade Precisão de Aterragem Individual Masculino, por exemplo, o Tenente-Coronel Marconi conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Sargento Rocha, que alcançou o segundo lugar. Na prova de Estilo Masculino, o Capitão Gonçalves garantiu a segunda colocação. Já na modalidade Overall Individual Masculino, que considera o desempenho geral do atleta, o Tenente-Coronel Marconi ficou em segundo lugar e o Capitão Gonçalves em terceiro lugar.

No feminino, a FAB dominou o pódio da Precisão de Aterragem Individual, com a Sargento Técnico em Desporto Soraya Mendes Ribeiro em primeiro lugar, e empate técnico no segundo lugar entre a Sargento Técnico em Desporto Nathalia de Andrade Ferraz e a Sargento Técnico em Desporto Nátalie Zampoli Gabriel.

Para o Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Coronel de Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro, os resultados alcançados refletem o comprometimento e o alto nível técnico da equipe.

“Os resultados alcançados no Campeonato Brasileiro superaram as expectativas e refletem o elevado grau de preparo, dedicação e espírito de corpo que norteiam cada salto executado por esses bravos militares. A excelência demonstrada em competição é fruto de incontáveis horas de treinamento, disciplina exemplar e uma impressionante sinergia entre seus integrantes. Os Falcões não apenas representaram com honra a nossa Instituição, como também reafirmaram os valores de profissionalismo, coragem e superação”, ressaltou o Vice-Presidente da CDA.

Além da disputa pelos títulos, o Campeonato Brasileiro tem papel fundamental no ranqueamento dos atletas e na formação da equipe que representará o Brasil em competições internacionais ao longo de 2026.

Fotos: CDA