OPERACÃO CATRIMANI II
Comando Operacional Conjunto realiza EVAM noturna de Indígenas Yanomamis
Na madrugada de 28/07, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) emergencial para salvar a vida de dois indígenas da etnia Yanomami, sendo uma adulta com malária cerebral em estado grave e uma criança com desidratação severa.
Diante da gravidade da situação e da urgência médica, a operação foi mobilizada para garantir o transporte dos pacientes até uma unidade hospitalar com capacidade para atendimento especializado. Esta já é a 14ª EVAM realizada pelo Comando Operacional Conjunto desde o início da Operação Catrimani II.
O resgate ocorreu no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Surucucu, região localizada a cerca de 330 quilômetros da capital Boa Vista (RR). O atendimento inicial foi realizado por um representante do DSEI, que prestou os primeiros socorros aos pacientes até a chegada do helicóptero.
Após o acionamento, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II mobilizou uma aeronave H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB), com capacidade de operar com Óculos de Visão Noturna (OVN), permitindo a operação em condições bastante restritas de luminosidade sobre a selva. A aeronave decolou com uma equipe composta por médico e enfermeiro, além de militares especializados em Busca e Salvamento. Após aproximadamente três horas de voo, a aeronave retornou, com os pacientes a bordo, à Base Aérea de Boa Vista (BABV), já na madrugada do dia 28/07. Neste momento, foram encaminhados ao Hospital Geral de Roraima (HRG) em duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde seguem recebendo cuidados médicos especializados.
“Foi extremamente gratificante ter a oportunidade de salvar mais duas vidas, colocando em prática todo o nosso preparo. As condições meteorológicas e de luminosidade na região foram desafiadoras, mas graças a Deus a tripulação gerenciou muito bem e conseguimos ir e voltar em segurança”, explicou o Comandante da Missão de EVAM, Major Aviador Filipe Campos Dutra.
A pronta resposta e o preparo dos militares envolvidos na operação, mais uma vez, foram o diferencial para o sucesso da missão, demonstrando a capacidade das Forças Armadas tanto em missões operacionais quanto no apoio à população local.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami (TIY).
Fotos: Comando Operacional Conjunto Catrimani II