INTERAÇÃO

BABR sedia a 10ª edição do Spotter Day

Encontro reúne entusiastas da fotografia aeronáutica para registrar de perto as aeronaves da FAB
Publicada em: 21/07/2025 11:50
Imprimir
Fonte: BABR, por Tenente Michelle Daniel
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Bessa

  Cerca de 150 apaixonados por aviões, estiveram no dia 19/07 na Base Aérea de Brasília (BABR), durante o tradicional Spotter Day Brasília – uma parceria com a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, que há 10 anos promove o evento para os entusiastas da aviação civil e militar. Os profissionais tiveram a oportunidade de fotografar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) disponíveis do pátio operacional da BABR que atuam em diversas missões em todo o país.

Os spotters tiveram a oportunidade de fotografar aeronaves operadas pelo Grupo de Transporte Especial (GTE) e pelo Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará, como o U-100 Phenom e o C-97 Brasília. 

“Essa é uma excelente oportunidade para a nossa Base, uma forma de abrir os portões e mostrar um pouco das nossas aeronaves e da nossa missão. A interação com esse público tem grande repercussão externa e contribui para aproximar a Base Aérea da população e dos apaixonados por aviação”, destacou o Chefe da Seção de Comunicação Social da BABR, Capitão Aviador Dantoniele Damião Augusto de Paula.

“Sem dúvida, é o maior Spotter Day do Brasil. Tem uma estrutura fantástica”, afirma o paulista Henrique Toth, spotter há 10 anos, que participa de eventos em diversas regiões do país e considera a edição de Brasília diferenciada.

“Meu sonho de criança era ser piloto. Não foi concretizado, mas consigo, através da fotografia, estar perto das aeronaves e, de certa forma, deixar esse sonho mais real”, completou o spotter.

A integrante da Comunicação Social da Inframerica, Camilla Stivelberg explica que a concessionária foi pioneira ao realizar o evento em uma área restrita que a experiência completa só é possível graças à parceria com a BABR. “Essa colaboração é fundamental para que os spotters conheçam tanto as aeronaves comerciais quanto as aeronaves militares”, conclui.

Fotos: Soldado Bispo/ BABR