VOO DA VIDA
FAB realiza três missões de transporte de órgãos no Nordeste
O Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) – Esquadrão Pastor – realizou, entre os dias 13 e 15/07, três missões de transporte de Órgãos Vitais, reafirmando seu compromisso com ações humanitárias em todo o território nacional.
A primeira operação ocorreu no dia 13/07, com o transporte de um fígado a bordo da aeronave C-98 Caravan, entre as cidades de Campo Formoso (BA) e Recife (PE). No dia seguinte, 14/07, um novo fígado foi transportado a partir de Serra Talhada (PE), novamente com destino à capital pernambucana.
Já em 15/07, o Esquadrão conduziu a terceira missão da série, transportando um fígado e um rim de Serra Talhada para Recife. As ações foram realizadas com agilidade e precisão, resultado da articulação entre a Força Aérea Brasileira (FAB), centrais de transplante e instituições de saúde, garantindo que os órgãos chegassem dentro do tempo ideal para os procedimentos cirúrgicos.
Para os militares envolvidos, participar desse tipo de missão é motivo de orgulho. “Sem dúvida, é a missão mais nobre que realizamos. Cada voo representa a esperança de uma nova vida, e toda a equipe se dedica com entusiasmo e senso de propósito”, afirmou o Tenente Aviador Adryel Caiaffa Telles Soares, um dos pilotos da operação.
Sediado na Base Aérea de Natal (BANT), o Esquadrão Pastor cumpre papel essencial na aviação de transporte da FAB, atuando não apenas no apoio logístico às Forças Armadas, mas também diretamente em missões de caráter humanitário e de saúde, contribuindo para a integração nacional e o salvamento de vidas.
Fotos: Tenente Haicki / Esquadrão Pastor