DESPORTO MILITAR

CDA sedia Primeiro Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas

Torneio contou com a participação de 202 atletas e mais de 200 combates ao longo do torneio
Publicada em: 22/07/2025 19:52
Imprimir
Fonte: CDA, por Capitão Blener
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans

  A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), sediada no Rio de Janeiro (RJ), foi palco de um momento histórico para o Desporto Militar Brasileiro: no dia 12/07, realizou o Primeiro Campeonato de Jiu-Jitsu das Forças Armadas. Com 202 competidores e mais de 200 combates realizados ao longo do dia, a competição revelou o alto nível técnico dos atletas e o comprometimento das Instituições com o fortalecimento do Desporto Militar.

O evento foi promovido pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e reuniu militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de representantes das Forças Auxiliares, como a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A iniciativa contou com a presença do Presidente da CDA e anfitrião da Competição, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; do Presidente da CDMB, General de Divisão Combatente Paulo Afonso Bruno de Melo, e de demais autoridades civis e militares.

“À Comissão de Desportos da Aeronáutica, na pessoa de seu Presidente,  Major-Brigadeiro do Ar Max, nosso agradecimento especial pelo acolhimento, organização e dedicação em tornar este evento uma realidade”, declarou o General Paulo Afonso. O Oficial-General também complementou ressaltando a importância do torneio. “Este campeonato nasce não apenas como uma competição, mas como símbolo da união das Forças Armadas em torno de um objetivo comum: formar combatentes mais preparados, cidadãos mais conscientes e instituições mais integradas”, declarou.

A Competição promoveu o intercâmbio esportivo, o respeito mútuo e a superação pessoal, valores intrínsecos tanto ao Jiu-Jitsu quanto à carreira militar. O resultado geral por equipe consagrou o pódio das Forças Armadas, com a MB conquistando o primeiro lugar, a FAB em segundo lugar e o EB em terceiro. O torneio também contou com uma frente solidária, por meio da doação de latas de leite em pó destinadas a famílias atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), reforçando o compromisso das Forças Armadas com a responsabilidade social.

Premiação de atletas e gestores da FAB

Quatro militares da Força Aérea foram homenageados, no dia 11/07, durante a Primeira Edição do Prêmio CDMB / POUPEX, realizada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ).

A cerimônia, promovida pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) em parceria com a Fundação Habitacional do Exército (FHE) – POUPEX, contou com a presença do Presidente da CDA, Major-Brigadeiro do Ar Max. O objetivo foi reconhecer os militares, gestores e apoiadores que mais contribuíram para o desenvolvimento do desporto e paradesporto no contexto militar.

A solenidade foi presidida pelo Presidente da CDMB, General de Divisão Paulo Afonso, que destacou a relevância do reconhecimento institucional ao trabalho daqueles que impulsionam o desporto militar. “É para nós uma grande alegria e uma grande satisfação podermos reconhecer os gestores e atletas do desporto militar, grandes personalidades que têm nos apoiado e estimulado a fazer crescer o desporto no nosso país”, afirmou.

Entre os militares agraciados, estavam o Tenente João Paulo Brum Rodrigues, a Sargento Viviane Santana Lyra, a Sargento Reformada Márcia Carvalho Ribeiro e o Tenente-Coronel Aviador Alfredo José Crivelli Neto, que foram premiados, respectivamente, como Melhor Gestor no Paradesporto, Melhor Militar Atleta, Melhor Militar Paratleta e Amigo da CDMB.

A FAB parabeniza seus homenageados e reafirma seu compromisso com a promoção do desporto como ferramenta de excelência, disciplina e integração no ambiente das Forças Armadas.

Fotos: Sargento Moisés/ CDA e Comissão de Desportos do Exército (CDE).