ENCONTRO

AFA promove encontro de gerações da aviação militar

Evento reúne líderes da FAB e instrutores da AFA em uma troca de experiências marcada por emoção, tradição e legado
Publicada em: 11/07/2025 19:36
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Bessa

   A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), recebeu, nos dias 10 e 11 de julho, um encontro marcante entre diferentes gerações da aviação militar brasileira. Organizado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), em conjunto com a AFA, o evento teve o objetivo de promover a troca de experiências entre atuais instrutores de voo e dois dos maiores expoentes da história recente da Força Aérea Brasileira (FAB): o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e o Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. O encontro foi pensado como uma transmissão de legado, um momento de aprendizado e inspiração para aqueles que hoje têm a missão de formar os futuros líderes da FAB. 

Ao longo de dois dias, os participantes reviveram experiências nos cockpits das aeronaves T-25 e T-27, participaram de voos e tiveram a oportunidade de trocar experiências com os atuais instrutores de voo. Os Oficiais-Generais compartilharam vivências acumuladas ao longo da carreira e fizeram um paralelo entre o passado e o presente, refletindo sobre as mudanças e permanências na formação dos pilotos. Esse momento de troca e reflexão se consolidou como um verdadeiro fortalecimento dos laços entre gerações.

O Tenente-Brigadeiro Farcic falou sobre a emoção do momento. “Hoje é um dia muito especial. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui. É uma emoção imensa voar novamente nesta aeronave, 40 anos depois. Para mim e para o Reis, é um momento único. Fomos da primeira turma a operar esse avião. Este dia ficará marcado para sempre na minha memória”, disse o Oficial-General.

Durante o encontro, o Tenente-Brigadeiro Reis destacou a importância do papel desempenhado pelos profissionais responsáveis pela formação dos futuros Aviadores. “O trabalho do instrutor é fundamental e, muitas vezes, define a trajetória de um Cadete, como aconteceu comigo. Graças a um instrutor que apostou em mim, estou aqui hoje. Agradeço imensamente à Força Aérea Brasileira, que me permitiu viver 45 anos repletos de alegrias e aprendizados. Valeu a pena! Vale a pena! Tenho muito orgulho e continuarei, sempre, vestindo a camisa azul e o macacão. Sou grato a Deus e a todos que fizeram parte dessa caminhada”, concluiu.

Emoção, memória e reencontros

Os Oficiais-Generais operaram o simulador da aeronave T-27, ao mesmo tempo em que o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero realizou voos de readaptação no T-25.

O Diretor de Ensino destacou a importância da troca de experiências no processo de formação militar, o que, segundo ele, contribui significativamente para o aperfeiçoamento da instrução de voo. O Oficial-General frisou que a constante evolução da Academia se deve à interação entre Cadetes, instrutores, monitores e professores. “Estive aqui em três ocasiões: como Cadete, em 1987; como instrutor, no final dos anos 1990; e agora como Diretor de Ensino. Ao longo desse tempo, pude ver o quanto a Academia evoluiu e essa evolução se deve, justamente, à abertura e ao estímulo à troca entre instrutores, monitores, professores, Cadetes e alunos. É essa integração que torna o ensino da nossa Força Aérea tão forte e significativo. Um momento como esse, em que reunimos novos e antigos instrutores, militares que operaram aeronaves diferentes em tempos distintos, é extremamente enriquecedor”, afirmou.

As emoções ganharam ainda mais altitude, quando os Oficiais-Generais decolaram no T-27 acompanhados por instrutores da AFA. O dia foi finalizado com uma conversa entre os dois Tenentes-Brigadeiros e os Instrutores de Voo da AFA, que foi marcada pelo simbolismo de quem tanto contribuiu para a formação de gerações. 

Treinamento e tradição: voos simbólicos unem gerações na Academia

A sexta-feira iniciou com uma demonstração aérea envolvendo quatro aeronaves, simbolizando a união e a continuidade entre diferentes gerações de pilotos. O Tenente-Brigadeiro Farcic, atuando como ala, e o Tenente-Brigadeiro Reis, na liderança, pilotaram os T-27, enquanto o Major-Brigadeiro Rivero, como ala, e o Brigadeiro Breviglieri, como líder, conduziram os T-25. Todos os voos foram acompanhados por instrutores experientes da Academia, reforçando a importância dos treinamentos práticos para o desenvolvimento técnico e a segurança operacional dos aviadores.

Essa atividade aérea destaca o papel fundamental do treinamento constante para garantir a excelência da Força Aérea, promovendo a integração entre Oficiais experientes e os mais novos, além de assegurar a preparação ideal para futuras missões.

Legado em ação

Mais do que um evento simbólico, o Encontro de Gerações representa um tributo vivo à missão de ensinar a voar, liderar e servir. Ao reunir nomes que marcaram a história da FAB com os atuais responsáveis por moldar o futuro da Força, a DIRENS fortalece o elo entre passado, presente e futuro, e ratifica que, na Força Aérea Brasileira, o céu nunca é o limite.

O Comandante do 2º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador João Mario Fernandes dos Santos, também destacou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade única de aprendizado e inspiração. Ouvir diretamente a experiência dos Oficiais-Generais reforça o compromisso com a excelência na formação dos futuros aviadores da Força Aérea Brasileira”, afirmou.

O Chefe da Seção de Comunicação Social da AFA, Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho, comentou sobre a vivência proporcionada pelo evento. “Ao ouvir as experiências desses Oficiais do Alto-Comando, reforcei minha compreensão de que a instrução aérea vai muito além da técnica, é uma missão pautada na continuidade, nos valores e na inspiração para as futuras gerações”, disse.

Fotos: Cabo Mariscal, Soldados Adher e Nicolas Ferreira / AFA