BUSCA E SALVAMENTO
FAB realiza missão de resgate no Amazonas e transporta sobreviventes
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) coordenou, nesta segunda-feira (7/7), uma missão de busca e salvamento (SAR, na sigla em inglês) no interior do estado do Amazonas, após o acidente envolvendo um helicóptero civil modelo AS50, matrícula PP-IVO, operado pela empresa Voare, em missão a serviço da Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI. A operação mobilizou uma aeronave H-60 Black Hawk do Sétimo Esquadrão do aoitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV) - Esquadrão Harpia.
A queda da aeronave ocorreu nas proximidades do aeródromo de Surucucu, em área de selva densa e de difícil acesso. A notificação foi feita ao SALVAERO Amazônico que, em coordenação com o COMAE, acionou os meios aéreos disponíveis.
Durante a primeira tentativa de resgate, ainda durante a noite, a tripulação conseguiu localizar visualmente os sobreviventes, que sinalizavam com lanternas, mas as severas condições meteorológicas impediram a aproximação.
A nova tentativa ocorreu na manhã de terça-feira (8/7), assim que as condições meteorológicas permitiram. Ao chegar no local do acidente, a aeronave da Força Aérea resgatou os cinco ocupantes: dois indígenas, que foram encontrados sem vida, e três sobreviventes — um servidor daquela Secretaria e dois tripulantes — com escoriações leves.
A aeronave SAR seguiu então para Surucucu, transportando os três sobreviventes e os dois falecidos. Ao final, os sobreviventes foram conduzidos pela FAB para atendimento médico em Boa Vista (RR).
A Força Aérea Brasileira executou a operação de acordo com os protocolos previstos no Anexo 12 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), reafirmando seu compromisso com a preservação da vida, a dignidade humana e o respeito aos brasileiros indígenas, em um dos territórios mais desafiadores do país.
Foto: Arquivo FAB