ENSINO
Escola de Especialistas de Aeronáutica recebe 201 novos alunos
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), com sede em Guaratinguetá (SP), recebeu, no dia 29/06, 201 novos Alunos Especialistas para o início do Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de dois anos.
Na ocasião, o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, realizou uma palestra e pontuou a importância da Escola na jornada dos futuros Sargentos. “Gostaria de expressar a minha satisfação e alegria em recebê-los. A missão primordial da Escola é formar os Graduados do Comando da Aeronáutica, por isso os alunos são muito importantes e a razão desta Organização Militar. A partir de agora, o foco de vocês deve ser a dedicação, para que, em junho de 2027, conquistem o objetivo de se tornarem Sargentos da Força Aérea Brasileira”, destacou.
Os jovens, que vão compor o Esquadrão Verde, iniciarão o Estágio de Adaptação Militar (EAM), também conhecido como quarentena, seguindo em mais uma importante etapa para a realização do sonho de se tornarem Sargentos da FAB.
A Aluna Giovana Silva de Paiva, de São José dos Campos (SP), expressou sua emoção ao ser recebida no Berço dos Especialistas. “Estar aqui na EEAR é a realização de um sonho, a promessa de Deus se cumprindo na minha vida. É tudo que sempre sonhei”, destacou. O Aluno Gabriel de Mendonça Mota, de Rio Bonito (RJ), também manifestou sua gratidão. “Estou muito feliz por estar aqui realizando esse sonho. E já escolhi seguir com a especialidade de Suprimento Técnico”, comentou.
O Código de Honra do Aluno Especialista “Disciplina, Amor e Coragem” será o lema que guiará os Alunos.
CFS e EAGS
O Curso de Formação de Sargentos é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) tem duração aproximada de um ano. Ambos os cursos têm como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica (COMAER), abrangendo instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
XXI Encontro de Veteranos Especialistas
Ainda em junho, no dia 27/06, a EEAR em parceria com a Associação dos Militares Veteranos e Pensionistas de Militares de Guaratinguetá (A.M.I.G.A.) promoveu o XXI Encontro de Veteranos Especialistas, intitulado "De Volta ao Berço", que reuniu cerca de 3.000 pessoas, entre militares veteranos e familiares.
A abertura do encontro foi marcada por uma demonstração da equipe de Paraquedismo da FAB, os Falcões, que tem sua origem na própria EEAR. Além disso, na ocasião, foi realizado o descerramento de uma placa em homenagem às turmas cinquentenárias 163 e 164, visando eternizar as contribuições profissionais desses militares, que deixaram um legado de honra e dedicação na Instituição.
O Comandante da EEAR deu as boas-vindas aos veteranos e proferiu uma palestra sobre a Escola, destacando os avanços e desafios enfrentados pela Instituição. Na oportunidade, o Oficial-General ainda recebeu uma placa de agradecimento das turmas cinquentenárias, Branca 163 e Amarela 164, em reconhecimento pelo irrestrito apoio e valorização aos veteranos especialistas.
"É com grande honra e profunda satisfação que celebramos mais uma edição deste encontro tão especial, idealizado para reunir os ex-alunos e veteranos que marcaram a história da nossa Escola de Especialistas de Aeronáutica. Nesta ocasião, temos a grata alegria de receber duas turmas que comemoram 50 anos de formados neste solo sagrado, o verdadeiro Berço dos Especialistas. Que este reencontro fortaleça ainda mais o espírito de fraternidade que sempre foi e continuará sendo marca registrada da nossa história", ressaltou o Brigadeiro Joelson.
O Tenente João Baptista Cerqueira Motta destacou a emoção de participar do encontro aos 99 anos. “O que mais me comoveu nesta ocasião foi a expressiva presença das pessoas. Tive a alegria de reencontrar antigos companheiros, alguns dos quais nem imaginava rever”, destacou o Veterano.
Para tornar o momento ainda mais especial, a Banda Sinfônica da EEAR abrilhantou o evento e preparou o público para o desfile militar conhecido como Paradão da Saudade, que contou com a participação de cerca de 2.000 Veteranos Especialistas. O encontro é realizado anualmente e tem como principal objetivo o congraçamento daqueles que passaram pela EEAR, na condição de aluno, promovendo recordações e muita emoção em rever os colegas de antigas jornadas, superiores e subordinados.
Fotos: Soldado Barbosa / EEAR