CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
DECEA realiza workshop sobre planejamento de controle de tráfego aéreo
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, entre os dias 21 e 23 de maio, o primeiro Long Term workshop, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), dos Subdepartamentos de Operações (SDOP) e de Administração (SDAD) do DECEA e do Centro de Controle da Área Superior (MUAC) da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL).
O encontro teve o objetivo de alinhar estratégias para o planejamento da utilização dos controladores de tráfego aéreo no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) a longo prazo. O workshop representou um marco no fortalecimento da abordagem preditiva da gestão de recursos humanos, com foco nos próximos cinco e dez anos.
A programação contou com apresentações de especialistas das diversas organizações do SISCEAB, abordando temas como projeções de tráfego, estrutura normativa, coordenação operacional e boas práticas na utilização de sistemas de gestão.
Outro destaque foi a apresentação do Sistema de Apoio ao Tráfego Aéreo na Utilização dos Recursos Humanos para as Necessidades Operacionais (SATURNO), desenvolvido para apoiar a alocação eficiente de controladores integrando dados de demanda, escalas operacionais, planos de rendições e cenários futuros, permitindo uma gestão mais precisa, proativa e alinhada aos princípios de segurança e performance.
Foram apresentados também os parâmetros estratégicos para o planejamento de controladores a longo prazo, considerando dados históricos e projeções de crescimento de tráfego aéreo, número de licenças, entre outras importantes questões que serão consideradas para a definição futura do efetivo de controladores.
O evento reforçou o compromisso do DECEA com uma gestão orientada por dados, mais eficiente e sustentável, promovendo a integração de esforços em toda a estrutura do SISCEAB. “A visita do representante da EUROCONTROL, Flemming Nyrup, trouxe importantes contribuições ao compartilhar a experiência europeia com planejamento de longo prazo no MUAC”, pontuou o Major Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do SDOP do DECEA.
Fotos: FAB e DECEA