AVIAÇÃO DE PATRULHA
FAB celebra 83 anos da Aviação de Patrulha com solenidade
A cerimônia militar alusiva aos 83 anos da Aviação de Patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorada no dia 22 de maio, foi realizada neste sábado (24/05), na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva.
O evento também marcou os 84 anos de criação da BAFL e a 42ª edição da tradicional Reunião da Aviação de Patrulha (RAP), reunindo patrulheiros da ativa, veteranos, autoridades militares e convidados.
Durante a cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan, Tenente-Coronel Aviador Alan Elias Lemos Mattar. A comenda é concedida a militares que se destacam no exercício do comando de unidades aéreas e que contribuem para o aprimoramento da operacionalidade da Força Aérea Brasileira.
Como forma de reverência à memória e ao legado histórico da Aviação de Patrulha, foi realizada a aposição de flores ao busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionisio Cerqueira de Taunay. Veterano de guerra, o Oficial pilotou aeronaves como o A-28A Hudson, o PBY-5 Catalina e o P-15 Netuno, realizando 74 missões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Em uma dessas ações, atacou um submarino alemão e conseguiu retornar em segurança, mesmo após severos danos em sua aeronave.
O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, destacou a importância da Reunião como espaço estratégico para o fortalecimento da doutrina e da visão de futuro da Aviação de Patrulha. “Promover um simpósio como este é fundamental para refletirmos sobre nossa doutrina, discutirmos ideias inovadoras e planejarmos, com base na experiência e na tecnologia, os próximos passos da Aviação de Patrulha”, salientou.
Atualmente, a Aviação de Patrulha é composta pelos Esquadrões Orungan (1º/7º GAV), com sede no Rio de Janeiro (RJ); Phoenix (2º/7º GAV), em Canoas (RS); e Netuno (3º/7º GAV), sediado em Belém (PA). As unidades são responsáveis pela vigilância e proteção de uma área de mais de 13,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico Sul.
Ao final da cerimônia, os patrulheiros de ontem, de hoje e de sempre realizaram um desfile militar entoando a Canção do 1º Grupo de Aviação Embarcada, encerrando com vibração mais uma celebração da Aviação de Patrulha – símbolo de bravura, vigilância e prontidão da Força Aérea Brasileira.
Saiba mais sobre a Aviação de Patrulha.
Fotos: Suboficial Balderramas e Sargento Miguel/ BAFL; e Sargento Lucas/ CECOMSAER