SUBORDINAÇÃO

Base Aérea de Fortaleza passa a ser subordinada ao DCTA

A história da BAFZ é marcada por mudanças estruturais que contribuíram para sua evolução
Publicada em: 23/05/2025 15:05
Imprimir
Fonte: BAFZ , Tenente Maisa
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

  A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), realizou no dia 22/05, a cerimônia de Transferência de Subordinação da Unidade, anteriormente vinculada ao Comando de Preparo (COMPREP), para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

 Participaram da cerimônia o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, professores e representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de diversas autoridades militares e civis.

A mudança de subordinação representa um marco histórico e o início de uma nova fase para a BAFZ, que passa a integrar a estrutura voltada à inovação, pesquisa e desenvolvimento da Força Aérea Brasileira (FAB), sediando o Campus Avançado do ITA Fortaleza, reforçando seu papel como plataforma estratégica para o avanço da ciência e para a formação de recursos humanos altamente qualificados no campo da tecnologia.

A cerimônia iniciou com as honras militares ao Tenente-Brigadeiro Medeiros e a tradicional revista à tropa. O momento simbólico da transferência foi marcado pela passagem do estandarte da BAFZ, representando a transição de comando e missão. O estandarte, antes conduzido por um militar do COMPREP, foi entregue a um representante do DCTA, simbolizando oficialmente o novo vínculo administrativo e operacional da unidade.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, ressaltou a importância do novo ciclo como um passo estratégico para o avanço tecnológico. "A cerimônia de hoje marca um ato que representa mais do que uma reorganização administrativa. É um marco de visão estratégica, de resgate de legado e de compromisso com o futuro da educação, da ciência e da tecnologia nacional. Um país soberano é, antes de tudo, um país que investe no conhecimento, forma seus talentos, valoriza a ciência e promove a inovação", destacou.

“Ao longo da história desta organização, vimos um viés totalmente operacional se transformar hoje em uma trilha da ciência e tecnologia, visando o aprimoramento da área aeroespacial de nossa Força. Como Comandante desta Base, devo externar o quão especial é minha satisfação em, neste nobre solo, solenizar este ato de grandiosa importância. Hoje, a Base Aérea de Fortaleza passa a integrar a estrutura do DCTA, valoroso legado do grande visionário cearense Marechal Casimiro Montenegro, idealizador do nosso ITA, em São José dos Campos", finalizou o Comandante da BAFZ, Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira.

A BAFZ

Com quase um século de história, a Base Aérea de Fortaleza foi criada em 1933 como o 6º Regimento de Aviação. Seu núcleo foi ativado em 21 de setembro de 1936, quando recebeu seus três primeiros aviões. A unidade atuou de forma estratégica durante a Segunda Guerra Mundial, no patrulhamento do Atlântico Sul e, ao longo das décadas, consolidou-se como unidade essencial para as operações aéreas da FAB, abrigando esquadrões de aviação e atuando na defesa aérea.

Agora, sob a subordinação do DCTA e com a implantação Campus Avançado do ITA Fortaleza, a BAFZ se reposiciona como um polo de inovação, pesquisa e desenvolvimento científico, contribuindo diretamente para os avanços da indústria aeroespacial nacional e para a soberania tecnológica do país.

Fotos: BAFZ