ACORDO
DCTA e IPT assinam protocolo de Cooperação Técnico-Científica
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert e o Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, assinaram, no dia 15/05, o Protocolo de Intenções nº 002/DCTA/2025 entre o Comando da Aeronáutica, representado pelo DCTA, e o IPT, com objetivo de fomentar Cooperação Técnico-Científica em projetos de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços de interesse comum.
Estiveram presentes na reunião o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador José Antonio Botture Júnior; o Consultor da Iguaçu Assessoria, Coronel Aviador Maurício Pozobom; o Assessor Especial da Presidência do IPT, Robson Santos Silva; e o Pesquisador do Laboratório de Estrutura Leves do IPT de São José dos Campos (SP), Mario Henrique Fernandes Batalha.
O documento estabelece uma parceria estratégica entre as duas instituições e visa impulsionar soluções tecnológicas com impacto direto na defesa nacional e no desenvolvimento socioeconômico do país. Neste sentido, para o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Neubert, esse acordo ressalta o compromisso do DCTA em desempenhar um papel fundamental no avanço da pesquisa, inovação e crescimento tecnológico.
“O fortalecimento do setor de ciência, tecnologia e inovação depende, cada vez mais, da construção de parcerias estratégicas. Em vez de isolarmos nossas instituições, precisamos abrir portas e somar esforços que demonstrem como as potencialidades de cada instituição se complementam para impulsionar uma infraestrutura robusta e inovadora. É por meio dessa cooperação que conseguimos viabilizar novos projetos, ampliar horizontes e gerar avanços concretos para o país”, disse o Diretor-Geral do DCTA.
Durante a formalização do acordo de cooperação entre o DCTA e o IPT, o Diretor-Presidente do IPT destacou a importância estratégica da parceria e os avanços já em curso nas áreas de pesquisa e inovação. “O IPT é o braço tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, assim como o DCTA é da Força Aérea Brasileira (FAB). Por isso, acreditamos que essa aproximação estratégica pode gerar projetos conjuntos mais estruturados e com maior impacto. Já existem colaborações em andamento, mas de forma individualizada. Com esse novo acordo, buscamos coordenar melhor as ações e ampliar as parcerias”, disse o Professor Doutor Anderson.
Sobre o Instituto Pesquisas Tecnológicas
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios.
Com infraestrutura laboratorial de ponta e equipes multidisciplinares altamente capacitadas, atua em quatro grandes áreas: pesquisa, desenvolvimento e inovação; serviços tecnológicos; serviços metrológicos; e educação em tecnologia. Realiza ensaios, análises, calibrações e certificações; monitoramento, inspeção e consultoria para resolução de problemas; e desenvolve produtos e processos.
Moderno e interdisciplinar conta com programas de inovação aberta e de aceleração tecnológica atendendo desde startups a grandes corporações, apoiando seu negócio com o mapeamento de linhas de fomento e conectando seus desafios com ICTs e universidades.
Fotos: Sargento Neves / DCTA