ANIVERSÁRIO

ITA celebra 75 anos de história, excelência e expansão com Campus em Fortaleza

O ITA consolidou-se como um dos pilares da soberania nacional no setor aeroespacial, sendo sinônimo de rigor acadêmico, inovação científica e excelência na formação de engenheiros
Publicada em: 22/05/2025 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) completa, em maio de 2025, 75 anos de contribuição ao ensino, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico do Brasil. Fundado em 1950, em São José dos Campos (SP), ao lado do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) – hoje Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) –, o ITA consolidou-se como um dos pilares da soberania nacional no setor aeroespacial, sendo sinônimo de rigor acadêmico, inovação científica e excelência na formação de engenheiros.

A escolha da cidade não foi por acaso. Ainda em 1918, o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, já vislumbrava a necessidade de uma escola voltada à aviação em uma região estratégica do interior paulista. Anos depois, ao visitar o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho encontrou a inspiração necessária para concretizar esse projeto. Ao retornar ao Brasil, estava convicto: antes de fabricar aeronaves, era essencial formar engenheiros. E assim nasceu o ITA, oficialmente fundado em 1950.

Ao longo de sua trajetória, a Instituição foi responsável por formar gerações de profissionais que hoje ocupam posições estratégicas nas Forças Armadas, no Setor Público e na iniciativa privada, tanto no Brasil quanto no exterior. O Corpo Docente é formado por pesquisadores de renome internacional, e o currículo abrange desde fundamentos científicos até tecnologias de ponta, como inteligência artificial, sistemas autônomos, propulsão hipersônica e satélites.

"Celebrar os 75 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica é reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do Brasil. O ITA formou mais de 15 mil profissionais que protagonizaram e protagonizam avanços estratégicos para o país, especialmente nas áreas de defesa, aeroespacial e inovação. A criação do Campus do ITA na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) é um marco nessa trajetória: amplia nosso alcance regional, fortalece o ensino de excelência e consolida o papel do ITA como referência nacional e internacional em engenharia e tecnologia", comentou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.

Um novo capítulo: ITA Fortaleza

Neste ano em que celebra 75 anos de história, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) escreve um novo capítulo com a criação do Campus ITA Fortaleza, que será instalado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). A escolha do local não é apenas estratégica,  é também simbólica: natural da capital cearense, o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto, retorna simbolicamente às suas origens por meio dessa expansão. Atualmente, o Nordeste contribui significativamente para o ITA com muitos de seus aprovados provenientes da região.

A nova unidade contará com dois cursos: Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas. A estrutura da BAFZ será adaptada para o início das atividades administrativas em 2026. Em seguida, será construída uma moderna infraestrutura para receber os novos alunos, com laboratórios, auditórios, biblioteca, alojamentos e espaços de convivência.

O projeto do Campus ITA Fortaleza é fruto do esforço conjunto de diversas organizações da Força Aérea Brasileira (FAB), com apoio do Ministério da Defesa (MD), do Ministério da Educação (MEC), do Governo do Estado do Ceará e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa também conta com uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que implantará um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) vinculado ao novo campus, reforçando o modelo da tríplice hélice: Academia, Governo e Indústria.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou que o momento atual do Instituto reforça seu papel junto à sociedade em contribuir com o desenvolvimento nacional. “Ao longo de nossa trajetória, contribuímos com o Brasil por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Agora, iniciamos um novo capítulo com a expansão para o Nordeste, levando a excelência do ITA a uma nova região. O novo campus é a continuidade do legado construído por todos que passaram por esta instituição e que ajudaram a consolidar sua missão em prol da sociedade brasileira”, comentou.

Fotos: ITA e CECOMSAER