SERVIÇO SOCIAL
DIRAP celebra Dia do Serviço Social com premiação, palestras e reconhecimento
A Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, nesta quinta-feira (15/05), uma cerimônia militar em comemoração ao Dia do Assistente Social. O evento foi marcado pela entrega do Prêmio Visibilidade Serviço Social da Força Aérea Brasileira, destinado aos Órgãos Executivos do Sistema de Serviço Social (SISESO) da FAB que mais se destacaram no ano anterior. A celebração também contou com palestras organizadas pela Assessoria de Serviço Social da DIRAP (ASESO), reunindo mais de 70 militares e servidores civis, em formato híbrido.
No Prêmio Visibilidade Serviço Social, a avaliação dos elos do SISESO é realizada com base nos critérios estabelecidos pela DIRAP. Entre os critérios avaliados, destaca-se a gestão de recursos humanos e financeiros, bem como a implementação de projetos sociais previstos nas diretrizes do SISESO.
No Campo Organizacional, o Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) foi o premiado. No Campo Saúde – Categoria “SESO Tipo A”, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) foi contemplado; já na Categoria “SESO Tipo B”, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) recebeu a premiação. No Campo Educação, os vencedores foram a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), na Categoria “SESO Tipo A”, e o Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), na Categoria “SESO Tipo B”.
Com o tema “Inovação para aprimoramento do atendimento no Serviço Social”, o encontro destacou valores essenciais da atuação da categoria nas Forças Armadas, como a qualificação profissional, a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio aos militares e seus familiares.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, que ressaltou o papel estratégico do SISESO no apoio à Família Aeronáutica. "É fundamental garantir a padronização das ações, a eficiência na gestão de recursos e a adoção de metas e indicadores claros, especialmente em situações críticas, como a recente calamidade pública no Rio Grande do Sul”, comentou.
Durante o evento, foi prestada uma homenagem especial aos assistentes sociais que atuaram na Operação Taquari II, em resposta à tragédia climática no RS, que afetou mais de 2,1 milhões de pessoas. O Serviço Social do COMAER (SESO) desempenhou papel essencial no acolhimento de famílias das Guarnições afetadas, na assistência emergencial e na coordenação de campanhas como a “Todos Unidos pelo Sul!”. Foram 730 famílias atendidas, incluindo aquelas com perdas totais ou parciais, além de 173 famílias que continuam sendo acompanhadas em 2025. No Hospital de Campanha (HCAMP), 2.293 atendimentos foram realizados à população civil. Para essa missão, cerca de 20 assistentes sociais de diferentes regiões do país foram mobilizados.
Atualmente, com o retorno das famílias às suas residências, o Serviço Social permanece atuante na concessão de benefícios como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. Para facilitar e agilizar esse processo, foi criada uma portaria específica da DIRAP que flexibilizou os critérios de restituição, dispensando a necessidade de visita domiciliar para comprovação. A medida, válida até o final de 2025, garante que todas as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e eficiente, assegurando o amparo necessário às famílias afetadas.
As ações realizadas durante a Taquari II retratam apenas uma das faces do Serviço Social do COMAER, braço fundamental para a manutenção da capacidade operacional da Força, por meio do constante apoio a todos os integrantes da família aeronáutica. Com o lançamento do projeto Banco de Talentos no ano de 2024 e a incorporação das primeiras soldados do segmento feminino no primeiro semestre de 2026, o SESO passa a desempenhar novas e fundamentais atribuições, como o mapeamento de competências e a capacitação dos recrutas, bem como o fomento da conscientização da tropa no que se refere à “prevenção do assédio”.
Tais iniciativas reafirmam o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a dignidade humana e o apoio contínuo às famílias em momentos de crise, demonstrando que, mesmo diante das adversidades, o Serviço Social permanece presente, oferecendo suporte, acolhimento e esperança.
Fotos: Sargento Rocha e Soldado Valter Nunes / DIRAP