DIA DA VITORIA
III COMAR celebra os 80 anos do Dia da Vitória no Rio de Janeiro
A coragem e a honra dos combatentes brasileiros foram homenageadas, nesta quinta-feira (08/05), durante cerimônia comemorativa aos 80 anos do Dia da Vitória, realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Rio de Janeiro (RJ). A data celebra, internacionalmente, o fim do maior conflito bélico do século XX, com a rendição das forças inimigas e a vitória dos Aliados, em nome da democracia e da liberdade.
A solenidade, organizada em conjunto pelas três Forças Armadas, foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e contou com a presença de autoridades civis e militares. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.
Em seu discurso, o Ministro da Defesa relembrou as perdas imensuráveis durante a campanha brasileira no teatro de operações. “Nossos marinheiros, soldados e aviadores enfrentaram o árduo desafio de combater forças experimentadas e determinadas dos campos de batalha, arcando com elevado custo em vidas humanas e em recursos materiais. Trinta e quatro navios mercantes e de guerra foram afundados. Foram cerca de 1.450 marinheiros, mortos em operações no mar, 22 aeronaves abatidas em combate e, aproximadamente, 500 militares tombaram nos confrontos em solo europeu”, declarou.
Na ocasião, também foi realizada a imposição da Medalha da Vitória a Organizações Militares e a 214 personalidades, que contribuíram para a difusão dos feitos históricos da campanha da Segunda Guerra Mundial. Entre os homenageados estavam os ex-combatentes da guerra, o Primeiro-Tenente José Osório de Oliveira Filho e o Segundo-Tenente Manoel Vicente de Carvalho. A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Organização Militar da FAB, também foi agraciada.
Sobrevoos de caça e da Esquadrilha da Fumaça
Além de integrar a tropa, a FAB realizou sobrevoo com um caça supersônico F-5M Tiger II, que desempenha múltiplas tarefas, com destaque para a Defesa Aérea. A aeronave pertence ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa), unida aérea da FAB que lutou nos céus da Itália com o lendário código de chamada “Jambock".
A FAB também expôs uma aeronave histórica, o EMBRAER/AERMACCHI BEM-326 GB, conhecido como “Xavante”, primeiro avião de caça fabricado no país, empregado em diversas missões de ataque a alvos aéreos e de superfície entre 1971 e 2010.
Os presentes também puderam assistir a saltos de paraquedistas das três Forças Armadas. A formatura foi encerrada com uma passagem do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
Fotos: III COMAR