TREINAMENTO

Campo dos Afonsos e Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia recebem treinamento

Exercício Conjunto envolveu salto de paraquedistas e reforçou a integração entre Marinha, Exército e Aeronáutica no estado do Rio de Janeiro
Publicada em: 06/05/2025 13:53
Imprimir
Fonte: CGDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

O Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) – Esquadrão Pastor, realizou recentemente um exercício conjunto de lançamento de paraquedistas com a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB). As atividades ocorreram no Campo dos Afonsos e na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro (RJ).

No Campo dos Afonsos, foram realizados saltos enganchados, voltados ao lançamento de tropas. A ação contou com a participação de militares da MB e do EB. Já em São Pedro da Aldeia, os treinamentos incluíram saltos livres, modalidade que exige maior qualificação técnica. Nessa fase da operação, participaram exclusivamente militares da Marinha do Brasil. Esse tipo de salto é utilizado em missões mais específicas e de caráter discreto.

Todo o exercício contou com o apoio de uma aeronave C-95M da Força Aérea Brasileira (FAB). Conforme o Esquadrão Pastor, o objetivo foi manter o adestramento das tropas e reforçar a capacidade de resposta conjunta entre as Forças Armadas

O Comandante do Esquadrão, Major Aviador Gabriel Teixeira de Freitas Brito, destacou a relevância da ação por refletir o alto nível de profissionalismo e cooperação entre as Forças. "São fundamentais para garantir a prontidão operacional e a capacidade de mobilização em situações de defesa e apoio à sociedade”, disse.

As atividades reafirmam o compromisso das Forças Armadas com o treinamento contínuo e a interoperabilidade em diferentes cenários.

Fotos: 2º ETA