ANIVERSÁRIO

ASOCEA celebra 16 anos com solenidade no Rio de Janeiro

Cerimônia é marcada por premiações e reconhecimento aos destaques na segurança do tráfego aéreo
Publicada em: 06/05/2025 14:15
Imprimir
Fonte: ASOCEA, por Cap Lopez Ramos
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

  A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Organização Militar de Assessoramento Direto ao Comandante da Aeronáutica, celebrou, no dia 30/04, seu 16º aniversário com uma solenidade militar realizada no Rio de Janeiro. A cerimônia foi presidida pelo Subcomandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Coronel Aviador Silvestre Luiz Almeida Cerqueira, e contou com a presença do Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves.

Durante a cerimônia, foram entregues os prêmios de Graduado Padrão e Praça Padrão. A Sargento Especialista em Sistemas de Informação Bianca Antunes de Freitas da Silva recebeu o título de Graduado Padrão, enquanto o Soldado de Primeira Classe Mateus Sebastião de Souza do Nascimento foi agraciado como Praça Padrão. Essas distinções são concedidas aos militares que se destacam por suas qualidades e méritos, sendo definidos por voto direto de todo o efetivo. A escolha leva em consideração atributos como disciplina, respeito, hierarquia, responsabilidade, comprometimento, lealdade, qualidade no trabalho e apresentação pessoal.

“É uma honra muito grande receber esta homenagem diante da minha família, nesta Unidade Militar composta por excelentes profissionais”, destacou a Sargento Bianca Antunes.

Na sequência, foi entregue o Prêmio ASOCEA 2024, que reconhece os Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA) e Organizações do Comando da Aeronáutica que se destacaram na formação, treinamento e promoção da saúde do pessoal operacional, com base nos resultados das inspeções realizadas pela ASOCEA, entre outras premiações.

Ao final da cerimônia, o Subcomandante do III COMAR impôs Medalhas Militares em reconhecimento aos bons serviços prestados. A Medalha de Ouro, com passador de ouro, foi concedida ao Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, pelos mais de 30 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB). Já a Medalha de Prata, com passador de prata, por mais de 20 anos de serviço, foi entregue à Sargento Especialista em Serviços de Informações Aeronáuticas Juliana Teixeira da Matta Xavier e ao Sargento Especialista em Serviços Administrativos Victor da Costa Aguiar.

Criada com o objetivo de atender a um requisito de auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), a ASOCEA tem como missão realizar a vigilância normativa sobre os Provedores de Serviço de Navegação Aérea integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Estiveram presentes, ainda, o Diretor Técnico da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAE), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, o Subdiretor de Cultura do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, bem como convidados civis e militares.

Sobre a ASOCEA

Criada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, e regulamentada pela Portaria GABAER nº 508/GC3, de 17 de maio de 2023, a ASOCEA tem por missão assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relacionados à segurança dos Serviços de Navegação Aérea. Suas atribuições incluem coordenar e controlar as atividades de inspeção no tocante à segurança operacional e à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, além de gerenciar os Programas de Vigilância da Segurança Operacional e da Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita nos Serviços de Navegação Aérea.

Fotos: ASOCEA