TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

Esquadrão Pégaso realiza transporte de coração na Região Sul

O Transporte de Órgãos Vitais reforça o papel essencial da FAB no apoio à saúde pública e à logística de transplantes no país
Publicada em: 07/05/2025 13:52
Imprimir
Fonte: BACO, por Tenente Kubaszewski
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Vieira

    O Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA) - Esquadrão Pégaso - realizou três missões de transporte de órgãos vitais em 2025, incluindo um coração, um fígado e múltiplos órgãos em uma terceira operação. No dia 23/04, por exemplo, o coração foi transportado de Caxias do Sul (RS) até Curitiba (PR), em um voo que durou uma hora, e de lá seguiu para ser transplantado.

A aeronave C-97 Brasília decolou de Canoas (RS) às 9h, pousando no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, para embarque da equipe médica e de lá prosseguiram para Caxias do Sul, local onde o órgão foi embarcado após ser conduzido com o apoio de entidades municipais e federais até a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou novamente para Curitiba, o destino do transplante.

“É bastante gratificante realizar missões desta natureza, porque, apesar da dor da família enlutada, percebemos a nobreza que é realizar uma doação de órgãos e permitir a possibilidade de que outra pessoa tenha suas esperanças renovadas. Falo por toda a tripulação que é uma honra poder participar dos 'voos da vida' e é ainda mais recompensador quando a captação dá certo e conseguimos entregar o órgão a tempo para os procedimentos no destino. O 5º ETA se orgulha de estar sempre pronto para cumprir estas missões quando e onde o Brasil precisar”, disse o Comandante da Aeronave que realizou a missão, Tenente Aviador Otávio Silveira Alves.

A missão de transportar órgãos vitais é fundamental para garantir que pacientes em estado crítico recebam transplantes dentro do tempo necessário, salvando vidas. A rapidez e precisão desses transportes aumentam significativamente as chances de sucesso das cirurgias e destacam o papel essencial da Força Aérea Brasileira na logística de saúde. Além disso, essas missões reforçam a importância da doação de órgãos como um ato de solidariedade e esperança para muitos.

Fotos: Tenente Otávio / BACO