SEMINÁRIO

INCAER participa de seminário em homenagem aos 80 anos do Dia da Vitória

O evento ocorreu nos dias 10 e 11/04
Publicada em: 23/04/2025 14:42
Imprimir
Fonte: INCAER, por Tenente Costa
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Johny lucas

   O Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), sediou nos dias 10 e 11/04 o 1º Seminário Conjunto de História Militar da Defesa, realizado em alusão aos 80 anos do Dia da Vitória, celebrado em 8 de maio de 1945. O evento reuniu pesquisadores civis e militares das três Forças Armadas, promovendo uma rica troca de conhecimentos e reflexões sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

A programação contou com palestras e mesas temáticas dedicadas às contribuições da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) no esforço de guerra. O seminário foi iniciado com a palestra do Capitão de Mar e Guerra da reserva Francisco Eduardo Alves de Almeida, que abordou a atuação da Marinha durante o conflito, enfatizando aspectos estratégicos, políticos e operacionais. Em seguida, especialistas apresentaram estudos sobre a Batalha do Atlântico e projetos de arqueologia naval.

No dia 10/04, o General de Divisão da reserva Edson Skora Rosty proferiu palestra sobre liderança militar no contexto da Força Expedicionária Brasileira (FEB), seguida por apresentações sobre a transição doutrinária militar e a memória dos 80 anos da FEB.

A mesa temática, coordenada pelo Subdiretor de Cultura do INCAER, Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez, apresentou diversas comunicações sobre a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial, abrangendo missões de patrulha, ligação e caça no teatro de operações da Itália. "A atuação da FAB na Segunda Guerra Mundial é motivo de imenso orgulho para todos nós. Resgatar essa história é valorizar o legado de coragem e profissionalismo dos nossos veteranos, além de reafirmar os valores que continuam a orientar a Força Aérea Brasileira", enfatizou. 

Outra mesa, coordenada pela historiadora Bruna Melo S. Duque Estrada, abordou os bens culturais da FAB que preservam a memória da guerra, como o Campo de Parnamirim e o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA).

O encerramento do seminário contou com uma visita ao Navio Museu Bauru, símbolo da participação brasileira no conflito, e com uma cerimônia em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial, realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM).

Fotos: Sargento Brum / INCAER