ANIVERSÁRIO

Instituto de Psicologia da Aeronáutica Comemora 58 anos de Criação

O aniversário do IPA é celebrado em 14/03
Publicada em: 19/03/2025 14:19
Imprimir
Fonte: IPA, Sargento Fabiola
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Johny lucas

 O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), no Rio de Janeiro (RJ), celebrou, no dia 14/03, seu 58º aniversário em uma cerimônia marcada por homenagens e reconhecimento aos profissionais que se destacaram ao longo do último ano. Durante o evento, foram entregues os troféus de Graduado e Praça Destaque do Ano de 2024, reconhecendo a excelência e a dedicação desses militares em suas funções. A premiação simboliza o compromisso com a qualidade e a valorização dos recursos humanos que atuam no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, foi realizada a entrega do Certificado da Ordem Honorífica da Ametista, uma honraria destinada a personalidades civis e militares que se destacaram pela prestação de serviços à Psicologia no contexto da Força Aérea Brasileira. A condecoração ressalta a importância da colaboração entre diferentes áreas para promover o bem-estar psicológico dos militares e seus familiares.

Outro momento marcante da cerimônia foi a entrega da Medalha Militar, concedida ao Suboficial Saulo Rodrigues De Azevedo que completou 20 anos de bons serviços prestados à instituição. Essa medalha é uma forma de reconhecimento pela trajetória de dedicação e compromisso com a missão e os valores da Força Aérea.

O evento reuniu autoridades, ex-diretores, ex-integrantes, profissionais da área, familiares e convidados, e reforçou o compromisso do Instituto em continuar desenvolvendo seu trabalho com excelência, inovação e humanidade. "Parabéns ao IPA, que tem se destacado como uma instituição fundamental no suporte psicológico e na promoção da saúde mental no meio militar", concluiu o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.

Atuação do IPA

O  Instituto  de  Psicologia da Aeronáutica (IPA)  tem por missão desenvolver ações nos diversos campos da Psicologia, oferecendo o respectivo suporte especializado às Organizações Militares e ao pessoal pertencente ao Comando da Aeronáutica. Como órgão central do SISPA (Sistema de Psicologia da Aeronáutica), o Instituto gerencia, coordena, supervisiona e realiza o controle técnico de todas as atividades de Psicologia da Força Aérea Brasileira.

Em 2023, o IPA contribuiu para a ação interministerial de repatriação de brasileiros que se encontravam em Israel, denominada Operação Voltando em Paz. Em iniciativa inédita da FAB, psicólogos foram enviados para compor as equipes de saúde a bordo das aeronaves KC-30, KC-390 e VC-2. A atuação dos profissionais de saúde mental, coordenada pelo IPA e pela DIRSA, consistiu em prestar suporte psicológico tanto para os brasileiros que estavam sendo repatriados, quanto à tripulação envolvida na operação.  Tratando-se de um cenário real de guerra, as ações visaram identificar pessoas que estivessem em sofrimento emergencial, para promover o gerenciamento emocional, evitando a instalação de um quadro crítico mais grave. A inclusão dos psicólogos na tripulação foi de suma importância para o sucesso da missão. O trabalho dos doze psicólogos, distribuídos nos dez voos de repatriação, rendeu ao menos 65 atendimentos de crise e incontáveis ações de suporte psicológico. Além disso, em 2024 o Instituto participou das missões da Operação Raízes do Cedro da Força Aérea Brasileira (FAB) para o resgate de cidadãos brasileiros no Líbano.

Atualmente, o Instituto realiza, cada vez mais, atividades de cunho operacional. Atua de forma efetiva em prol da Segurança de Voo. Compõe Comissões de Investigação de Acidentes Aeronáuticos aliando a contribuição do aspecto psicológico na ocorrência de acidentes aéreos. Contribui com a Prevenção de Acidentes, no âmbito das Unidades Aéreas, realizando atividades relativas a programas específicos como o CRM (Corporate Resources Management  - Gerenciamento dos Recursos da Corporação), por meio de instruções sobre habilidades não-técnicas, como liderança, comunicação, consciência situacional e tomada de decisão.

Fotos: Suboficial  Fonseca / IPA

imagens/original/48628/58_destaques.jpg