EVENTO

Brasil reforça cooperação com a Bolívia na aviação durante evento no país

Evento promovido pelo Instituto Nacional de Aviação Civil da Bolívia visa divulgar atividades e fortalecer a aviação e a defesa aérea com a colaboração da FAB
Publicada em: 12/03/2025 20:41
Imprimir
Fonte: DECEA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Maj Av Rodolfo

O Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia), Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, participou, no dia 07/03, da Primeira Jornada Aeronáutica do Instituto Nacional de Aviação Civil da Bolívia (INAC). O objetivo do evento foi divulgar as atividades de ensino do Instituto e fomentar a atividade aeronáutica no país.

O Tenente-Coronel Alves apresentou as atividades de assessoria prestadas pela Organização às Unidades Bolivianas nos seus seis anos de existência, as características e benefícios do Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo brasileiro, além da implantação do sistema integrado boliviano. “A Bolívia passa por um momento histórico para o desenvolvimento da aviação nacional e para o fortalecimento da vigilância e defesa aérea na América do Sul”, pontuou o Oficial.

Participaram do encontro o Diretor da Direção Geral de Aviação Civil da Bolívia (DGAC), Engenheiro José Iván Fernando Garcia Terceros e a Diretora do Instituto Nacional de Aviação Civil da Bolívia (INAC), Silvia Daniela Lopez Del Carpió.

Missão da MTAB-Bolívia

A MTAB-Bolívia tem a finalidade de prover as gestões administrativas, técnicas e operacionais necessárias à integração dos serviços de navegação aérea dos países que compõem a América do Sul, sob as orientações, normas e serviços prestados pelo DECEA, para apoio ao Comando de Seguridad y Defensa del Espacio Aéreo (COSDEA), órgão responsável pela criação do Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo da Bolívia.

A escolha do Brasil, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), como apoiador na MTAB, deve-se à experiência e excelência com a qual o DECEA conduz sua missão no espaço aéreo brasileiro.

Fotos: MTAB-Bolívia