PASSAGEM DE CARGO

FAB realiza a transmissão do cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais

O Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto transmitiu o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi
Publicada em: 07/03/2025 15:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

 A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (07/03), na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar de passagem do cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais. O Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto transmitiu o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, em solenidade presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O evento contou com a presença de Ex-Comandantes da Aeronáutica, Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, Ministros do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Oficiais-Generais, Membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Aeronáutica, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares e Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília.

“Hoje encerro o ciclo à frente do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), uma instituição essencial para a soberania do nosso espaço aéreo e a segurança nacional. Foi uma honra liderar essa equipe altamente especializada, que atua tanto na defesa do país quanto em operações subsidiárias para a sociedade civil. Participamos de missões estratégicas, incluindo a defesa do espaço aéreo, combate ao tráfico ilícito e operações de resgate. Recentemente, celebramos a assunção operacional dos satélites X-39 e X-43, um marco histórico para a nossa capacidade de sensoriamento radar”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Nogueira.

“Damos as boas-vindas ao Tenente-Brigadeiro Barbacovi, que assume o Comando de Operações Aeroespaciais, trazendo sua vasta experiência para os desafios da área espacial. Ao Tenente-Brigadeiro Nogueira, nosso reconhecimento pela liderança firme à frente do COMAE, marcada por operações bem-sucedidas e cooperação estratégica. Seu trabalho fortaleceu a soberania nacional e demonstrou o compromisso da Força Aérea Brasileira em estar sempre pronta onde o Brasil precisar”, finalizou o Comandante da Aeronáutica.

Após a passagem de comando, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi, acompanhado pelo Tenente-Brigadeiro Nogueira, realizou a revista à tropa.

Novo Comandante

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi é natural de Canoas, Rio Grande Do Sul. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1° de março de 1980. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos de carreira. Dentre os principais cargos exercidos, destacam-se: Comandante do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle; Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação;  Chefe da Seção de Planejamento Setorial do Comando Geral de Operações Aéreas; Comandante da Base Aérea de Anápolis;  Chefe da Segunda Seção da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe Interino do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Chefe da Seção de Planejamento Setorial do Comando-Geral de Operações Aéreas;  Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos e no Canadá, Washington, D.C.;  Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa; Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais e Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Possui mais de 3.600 horas de voo em 13 tipos de aeronaves, sendo 2.000 na Aviação de Caça. Possui 28 condecorações nacionais.

COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. O COMAE, que neste ano completou seus 42 anos de atuação, é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER