BANDEIRÃO

FAB realiza troca do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes

O evento marcará o início das comemorações do Dia do Especialista de Aeronáutica, celebrado em março
Publicada em: 07/03/2025 10:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz

Neste domingo (09/03), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará a solenidade de troca do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), a partir das 10h. O evento, que ocorre tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês, será conduzido pela FAB e marcará o início das comemorações do Dia do Especialista de Aeronáutica, celebrado em 25 de março. A solenidade é aberta ao público.

A troca do pavilhão é um revezamento entre as três Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O objetivo é despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

Sobre o Pavilhão Nacional

O mastro onde é hasteado a bandeira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi inaugurado em 2 de abril de 1972, durante as comemorações do 12º aniversário da inauguração de Brasília como a nova capital do Brasil. O símbolo nacional já foi citado no Guinness Book como a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 metros quadrados e cerca de 90 quilos.

A bandeira é hasteada por meio de torpedos e de um tubo-guia, e é iluminada por projetores automaticamente acesos ao pôr do sol e desligados ao amanhecer. Com base na lei n° 5.700 de 1971, a substituição da bandeira será feita com solenidades especiais no primeiro domingo de cada mês, devendo o novo exemplar atingir o topo do mastro antes que o substituído comece a ser arriado. A FAB, a Marinha, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal se revezam na realização das cerimônias de substituição da Bandeira Nacional, que ocorre desde 1973.

Foto: VI COMAR