SEGURANÇA
Em Olinda e Recife, voos de drones serão restritos durante o Carnaval
Com milhões de foliões nas ruas, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) segue trabalhando para garantir a segurança e fluidez do tráfego aéreo durante o Carnaval. A operação de drones nos principais centros de folia de Olinda e Recife estará restrita às aeronaves que possuírem Termo de Coordenação com o Grupo Tático Aéreo (GTA) e autorização no Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS). A regra permanece em vigor do dia 27 de fevereiro ao dia 09 de março.
A medida, imposta pelo GTA da Secretaria de Defesa Social (SDS), abrange regiões críticas como o Recife Antigo e o bairro de Santo Antônio, além do Sítio Histórico de Olinda. Mesmo as festas privadas e camarotes nessas áreas necessitarão do Termo e solicitação do voo no SARPAS.
“Durante o carnaval, foi ativado a área restrita Diário e Igreja de São Pedro para patrulhamento aéreo pelo GTA, buscando garantir a segurança das operações, dos foliões e a redução de números de voos ilegais. A densidade de público durante o Carnaval apresenta desafios únicos. A operação irregular de drones pode levar a acidentes graves, incluindo colisões. É fundamental garantir que a experiência de Carnaval seja segura e respeitosa para todos os participantes”, declarou o Chefe da Seção de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jonathan Lourenço Pontes Souza.
O oficial representou o CINDACTA III em reunião no último dia 10 de fevereiro, junto a Secretaria de Defesa Social, onde foi definida a restrição.
Foto: DECEA