HOMENAGEM

Cerimônia na Itália homenageia Aviador brasileiro abatido na Segunda Guerra

Piloto da Força Aérea Brasileira foi abatido em combate durante a Segunda Guerra Mundial, em 22 de janeiro de 1945
Publicada em: 30/01/2025 16:01
Imprimir
Fonte: Adidância
Edição: Agência Força Aérea

No dia 22 de janeiro, uma cerimônia solene marcou os 80 anos da queda da aeronave do Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1° Grupo de Aviação de Caça abatido em combate durante a Segunda Guerra Mundial. O evento, realizado no norte da Itália, foi organizado pela Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália em parceria com a Prefeitura de Rodano, cidade onde o militar brasileiro perdeu a vida em 1945.

A homenagem aconteceu no Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial e reuniu autoridades civis e militares, além de estudantes e moradores locais. A cerimônia foi marcada pela execução dos hinos nacionais do Brasil e da Itália, pela entrega de uma placa comemorativa em memória ao Tenente Aurélio e um diorama com a aeronave P-47 Thunderbolt que ele pilotava durante sua última missão.Um momento de silêncio, acompanhado pelo toque de corneta, trouxe ainda mais emoção à solenidade, evidenciando o respeito e a admiração pelo sacrifício do aviador brasileiro.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Rodano, Rodolfo Corazzo; o Ministro Luiz Maria Pio Corrêa, do Consulado-Geral do Brasil em Milão; o Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Ricardo Da Cas, e o Adido do Exército Brasileiro na Itália, Coronel Jauro Francisco da Silva Filho. Além disso, cerca de 40 estudantes e professores do ensino médio de Rodano participaram da cerimônia, que também teve caráter educativo, destacando a importância histórica da atuação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

O Prefeito Rodolfo Corazzo destacou a importância de preservar a memória dos heróis que defenderam a liberdade, afirmando que o sacrifício do Tenente Aurélio jamais será esquecido e seguirá inspirando as futuras gerações. Ele também ressaltou que a cerimônia é um tributo à coragem e ao compromisso daqueles que lutaram por um mundo mais justo.

O Tenente Aurélio Vieira Sampaio é lembrado como um dos muitos heróis brasileiros que, com coragem e determinação, participaram da Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Sua contribuição foi essencial para a vitória das forças aliadas e para a consolidação da paz no continente europeu.

Missões de combate

Nascido em 31 de maio de 1923, em Aracaju (SE), o Tenente Aurélio Vieira Sampaio foi abatido, aos 21 anos, na sua 16ª missão de combate sobre a Itália. Após atacar locomotivas ao norte da cidade de Milão, seu caça P-47 Thunderbolt foi atingido por disparos da artilharia antiaérea. O local exato da queda foi determinado graças à pesquisa realizada por Diego Vezzoli, da Associação Air Crash Po, e por Rafaele Serio, da empresa Leonardo.

Entre outras condecorações, o militar recebeu as medalhas da Campanha de Itália e a Cruz de Bravura. Seus restos mortais estão sepultados no mausoléu do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

Fotos: Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e Arquivo