TRANSMISSÃO DE CARGO

Comando-Geral de Apoio tem novo Comandante

Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert transmitiu o cargo de Comandante-Geral de Apoio ao Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta
Publicada em: 17/01/2025 15:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

Nesta sexta-feira (17/01), foi realizada a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante-Geral de Apoio do Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert ao Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta. A solenidade, realizada em São Paulo (SP), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O evento também contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, ex-Comandantes da Aeronáutica e outras autoridades militares e civis.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, enalteceu o trabalho realizado pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert à frente da organização e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Em nome do Comando da Aeronáutica, receba nossas boas-vindas a este prestigiado e estratégico órgão, onde exercerá sua liderança com excelência”, disse o Oficial-General.

Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert transmitiu as responsabilidades do comando ao Tenente-Brigadeiro do Ar Malta, que agora lidera a gestão do apoio logístico e operacional da FAB.

"É com grande orgulho e gratidão que deixo o cargo de Comandante-Geral de Apoio da Força Aérea Brasileira. Durante minha gestão, tive a honra de trabalhar com uma equipe excepcional e de contribuir para o fortalecimento da nossa instituição. Agradeço a todos que fizeram parte dessa jornada. Agora, tenho a confiança de que o Tenente-Brigadeiro do Ar Malta continuará a liderar com competência e dedicação. Com sua vasta experiência, ele dará sequência ao trabalho desenvolvido. Desejo-lhe todo o sucesso nessa nova missão, com a certeza de que contribuirá significativamente para o crescimento e a missão da nossa Força Aérea", afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert.

Em seu novo cargo como Comandante-Geral de Apoio, o Tenente-Brigadeiro Malta assume a responsabilidade de coordenar e implementar as estratégias e os projetos de apoio logístico e operacional da FAB, área fundamental para o êxito das missões da instituição. “Assumir o cargo de Comandante-Geral de Apoio é uma grande honra e responsabilidade. Agradeço ao Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert pelo excelente trabalho à frente da função e pela confiança depositada em minha liderança. Tenho plena consciência dos desafios que temos pela frente, mas estou determinado a dar continuidade ao desenvolvimento da Força Aérea Brasileira, sempre com foco na excelência e no cumprimento de nossa missão. Conto com o apoio de todos para, juntos, alcançarmos os objetivos que garantem a segurança e a defesa do nosso país", declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Malta.

Novo Comandante-Geral de Apoio

Natural de São Paulo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Malta ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de março de 1985 e foi declarado Aspirante a Oficial em 9 de dezembro de 1988. Com mais de 4.500 horas de voo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Malta tem uma vasta experiência operacional, tendo participado de diversos cursos como de Tática Aérea e Padronização de Instrutores de Voo, além de ser instrutor das aeronaves T-25, U-7A, VC-96, H-50, H-55, H-1H e T-8.

Em sua trajetória, ocupou cargos de destaque, como Chefe da Subseção de Instrução do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Comandante do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação e Gerente do Projeto H-XBR na COPAC. Além disso, foi Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, entre outros. O Tenente-Brigadeiro do Ar Malta também liderou projetos estratégicos, como o Sistema de Sensores e o Programa Aeronave de Combate, e foi responsável por missões no exterior, no Grupo de Acompanhamento e Controle na África do Sul. Com 13 condecorações ao longo de sua carreira, ele é um exemplo de dedicação à Força Aérea Brasileira e à defesa do Brasil.

COMGAP

O COMGAP tem um papel estratégico e vital para as missões da FAB. Responsável pela coordenação e implementação de estratégias de apoio logístico e administrativo, essa função é essencial para garantir o funcionamento eficiente das operações aéreas, além de assegurar a mobilização de recursos de maneira rápida e eficaz em qualquer situação. Ao longo dos anos, a importância dessa área cresceu ainda mais, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e o aumento das demandas operacionais da Força Aérea.

Fotos: Sargento Müller Marin  / CECOMSAER

imagens/original/48410/COMGAP_(13).jpeg
imagens/original/48410/COMGAP_(14).jpeg
imagens/original/48410/COMGAP_(6).jpeg
imagens/original/48410/COMGAP_(8).jpeg
imagens/original/48410/COMGAP_(9).jpeg