TRANSMISSÃO DE CARGO

Cerimônia marca passagem de comando do COMPREP 

A solenidade militar foi realizada nesta quinta-feira (09/01), na Base Aérea de Brasília
Publicada em: 09/01/2025 15:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

 Na manhã desta quinta-feira (09/01), foi realizada a solenidade de transmissão de cargo do Comando de Preparo (COMPREP) na Base Aérea de Brasília (BABR). Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o evento marcou a passagem do comando do Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic para o Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto.

"Hoje, temos diante de nós dois nobres Oficiais-Generais que, com escolhas e decisões exemplares, trilharam uma jornada profissional singular, marcada por desafios e inúmeras conquistas. Essa trajetória os conduziu ao mais alto posto da carreira. Hoje, celebramos a assunção do cargo pelo Tenente-Brigadeiro Nogueira e a despedida do Tenente-Brigadeiro Farcic, que deixa o comando após uma gestão marcada pela excelência", destacou o Comandante da Aeronáutica.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Farcic destacou os desafios e as conquistas de sua gestão, ressaltando a importância do trabalho em equipe para a excelência operacional. "É fundamental manter uma relação de estreita confiança com subordinados, pares e superiores, a qual só pode ser conquistada por meio do respeito e da consideração. Com esses altos níveis de confiança, a missão de liderar essa imensa Organização Militar tornou-se uma atividade prazerosa", afirmou o Ex-Comandante de Preparo.

Por sua vez, o Tenente-Brigadeiro Nogueira comprometeu-se a dar continuidade ao legado, enfatizando o fortalecimento da prontidão e da capacidade de resposta da FAB. "É uma grande satisfação, um verdadeiro coroamento de toda a minha carreira. Estive à frente da atividade operacional durante todos esses anos e, para mim, alcançar este momento é a realização de um objetivo. Agora, pretendo utilizar todos os aprendizados que adquiri com os meus líderes para contribuir ainda mais para o fortalecimento e o aperfeiçoamento contínuo da Força Aérea", ressaltou o novo Comandante de Preparo.

 O evento contou com a presença de ex-Comandantes da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito (2007-2015), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (2015-2019) e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez (2019-2021); do Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de membros do Alto-Comando da Aeronáutica e do Exército Brasileiro; de Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares; de autoridades civis; e do Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Roberto Moraes Ramos.

Trajetória do novo Comandante de Preparo

Promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro do Ar em 31 de julho de 2024, o Oficial-General Raimundo Nogueira Lopes Neto é natural do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de fevereiro de 1984. Declarado Aspirante-a-Oficial em 12 de dezembro de 1987, acumula mais de 2.200 horas de voo e 23 condecorações, sendo 22 nacionais e uma internacional.

Formado em diversos cursos de carreira, o novo Comandante também possui um mestrado em Comando e Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), MBA em Gestão de Processos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Dentre suas funções de destaque, foi Comandante da Ala 3, Chefe do Estado-Maior do COMPREP e Comandante de Operações Aeroespaciais. Operacionalmente, liderou esquadrilhas e missões aéreas em diferentes unidades de caça, demonstrando notável preparo técnico e liderança estratégica. 

Sobre a Organização Militar

O Comando de Preparo tem como missão principal preparar para o emprego os Meios Aeroespaciais e de Força Aérea sob sua responsabilidade, a fim de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. Dessa forma, a Organização Militar tem como visão ser reconhecida pela excelência na administração dos macroprocessos finalísticos de gestão e de suporte, a fim de preparar as equipagens, tornando-as capazes de realizar Ações de Força Aérea em cenários específicos, na dimensão adequada e no momento oportuno.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

imagens/original/48393/comprep_(11).jpeg
imagens/original/48393/comprep_(5).jpeg
imagens/original/48393/comprep_(7).jpeg