TRANSMISSÃO DE CARGO

Força Aérea Brasileira realiza transmissão de cargo de Chefe do Estado-Maior

A cerimônia também foi marcada pela despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida do serviço ativo
Publicada em: 07/01/2025 21:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Vieira
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu, nesta terça-feira (07/01), a solenidade de transmissão de cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e a despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida do serviço ativo. O evento foi realizado na Base Aérea de Brasília (BABR) e contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A cerimônia marcou a passagem do comando do EMAER do Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida para o Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. O ato foi oficializado com a leitura dos Decretos Presidenciais de exoneração e nomeação, seguidos das declarações solenes.

A solenidade seguiu com a revista à tropa, realizada pelo novo Chefe do EMAER, acompanhado de seu antecessor, e a leitura da síntese biográfica do Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, destacando sua extensa experiência e atuação em cargos estratégicos da FAB.

Durante seu discurso, o Comandante da Aeronáutica exaltou a gestão e o legado deixado pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida. “Hoje, o Brigadeiro Almeida encerra sua carreira como Chefe desse lendário Órgão de Direção-Geral, que é o Estado-Maior da Aeronáutica, ao qual tanto se dedicou, legando significativas conquistas para a nossa instituição, no ápice de nossa governança institucional, deixando um grande legado”, ressaltou.

Por fim, o Comandante destacou sua confiança no novo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. “Hoje o Comando da Aeronáutica confia a você a responsabilidade de liderar o planejamento, de mais alto nível, essencial para o cumprimento da nossa sagrada missão institucional. Reafirmo a minha total confiança de que à frente desse grande Órgão, assim como foi no Comando de Preparo, você dará continuidade aos profícuos caminhos trilhados pelo seu antecessor”, disse.

Prestigiaram o evento autoridades militares (da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica) e civis, além de familiares e convidados.

Trajetória e despedida do Tenente-Brigadeiro Almeida

O evento também foi marcado pela despedida do Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, que encerrou uma carreira de 45 anos dedicados à FAB. Natural de Porto Alegre (RS), ele ingressou na instituição em 1979 e ocupou posições de destaque, como Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Adido de Defesa e Aeronáutica na Itália, Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo.

“Em 2023 recebi o derradeiro presente da carreira quando o Comandante Damasceno me designou para chefiar o EMAER e hoje estou aqui, vestindo este uniforme pela última vez. Resumidamente, tive uma carreira feliz e premiada para alcançar grandes funções e o mais alto posto da ativa das Forças Amadas”, expressou o Tenente-Brigadeiro Almeida em seu discurso de despedida.

Durante a solenidade, foram realizadas homenagens simbólicas ao militar, incluindo a entrega, realizada pelo Cadete Aviador Nicholas de Lemos, do Espadim de Cadete, representando o início de sua trajetória na Força Aérea Brasileira, e da insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar, oferecida pelo Major Aviador Felipe Coelho Ribeiro, assistente do Oficial-General nos últimos anos.

Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER

imagens/original/48392/1.jpg
imagens/original/48392/6.jpg
imagens/original/48392/7.jpg