TRANSMISSÃO DE CARGO
Centro de Controle Interno da Aeronáutica está sob nova chefia
A Base Aérea de Brasília (BABR) foi palco de uma cerimônia militar duplamente especial nesta quarta-feira (08/01): a passagem de chefia do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) e a despedida do serviço ativo do chefe substituído. Deixa o cargo o Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, e assume em seu lugar, o Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca.
A solenidade foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais das Forças Armadas, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de Organizações Militares, além de demais autoridades civis e militares. “O CENCIAR é uma Organização Militar que traz na excelência de sua missão e na imprescindibilidade de sua existência, a legítima ação que a posiciona como um dos órgãos de assessoramento direto e imediato à mais alta autoridade do Comando da Aeronáutica”, pontuou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, durante a leitura da mensagem do Comandante da Aeronáutica.
Em reconhecimento e respeito ao militar substituído, a insígnia de Major-Brigadeiro Intendente foi arriada e oferecida ao homenageado. “Agradeço a Deus e à Nossa Senhora por ter me concedido essa benção de chegar até aqui, com saúde, paz, harmonia e estrutura familiar. À Força Aérea Brasileira, agradeço pela confiança a mim depositada ao permitirem que eu ascendesse a esse seleto e almejado círculo da carreira militar que é o generalato", afirmou o Major-Brigadeiro Intendente Falconiere em seu discurso de despedida.
O Major-Brigadeiro Intendente Fonseca comentou sobre os desafios e as expectativas ao assumir a chefia da Organização Militar. “O nosso desafio será esse: mais transparência e regularidade em todas as nossas ações e em todos os processos da Força Aérea Brasileira. É muito gratificante assumir o CENCIAR, porque dentro do Quadro de Oficiais-Intendentes, assumir a chefia dessa OM é um dos cargos mais importantes, por isso o desafio se torna muito maior”, finaliza.
Ordem do Protetor
No dia anterior (07/01), durante a cerimônia de descerramento da foto do Major-Brigadeiro Intendente Falconiere na Galeria de Comandantes do CENCIAR, foi realizada a entrega da Ordem do Protetor, grau Ouro, ao Major-Brigadeiro Intendente substituído, como gesto de reconhecimento e respeito aos serviços prestados do Oficial-General à Instituição.
Composta pelos graus Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Honorário, a Ordem do Protetor é uma comenda destinada a reconhecer os relevantes serviços prestados por militares e civis nas atividades de controle interno, fundamentais para a proteção da imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).
O novo Chefe
O Major-Brigadeiro Intendente Fonseca é natural da cidade do Rio de Janeiro e ingressou na FAB em 1º de fevereiro de 1982, tendo sido declarado Aspirante a Oficial Intendente em 09 de dezembro de 1988 e promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2022. Realizou todos os cursos de carreira e ainda: Curso sobre elaboração de Licitações, Bacharel em Direito, Curso de Siafi Gerencial, Curso de Fiscalização Competente de Contratos Terceirizados, Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Offset. Possui 11 condecorações.
CENCIAR
Ao Centro de Controle Interno compete apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, que envolve ações, como planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de controle interno e de auditoria interna no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), sujeitando-se à supervisão técnica e à orientação normativa do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCIPEF), sem prejuízo da subordinação administrativa do COMAER.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER
Vídeo: Sargento André / CECOMSAER