ANIVERSÁRIO
Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica celebra 83 anos de história na FAB
Nesta quinta-feira (28/11), o Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) celebrou seu aniversário de 83 anos com uma solenidade militar na Base Aérea de Brasília (BABR). O evento, presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, reuniu autoridades militares e civis para homenagear a organização responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao pessoal civil e militar da FAB.
Reconhecimento histórico e legado
Um dos marcos da cerimônia foi o reconhecimento oficial da nova data de criação do COMGEP: 2 de dezembro de 1941. Essa alteração foi fruto de um minucioso estudo realizado em 2024, que identificou que as funções essenciais do Comando já eram desempenhadas pela Diretoria de Pessoal (DPAer) desde a fundação do Ministério da Aeronáutica. Esse entendimento foi ratificado pelo Comandante da Aeronáutica por meio do Despacho Nº 59/GC3/7767, consolidando o legado histórico do COMGEP.
Em seu discurso, o Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, enfatizou a relevância estratégica da unidade para a eficiência da FAB. “O COMGEP vem desenvolvendo ações estratégicas em todas as suas áreas de atuação, visando a adequação do efetivo, em quantidade e qualidade, às necessidades técnicas e operacionais da Força Aérea Brasileira”, afirmou.
Homenagens e distinções
Durante a cerimônia, militares foram agraciados com Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, em reconhecimento aos 10, 20 e 30 anos, respectivamente, de bons serviços prestados à FAB. Essas condecorações destacam a dedicação e a competência dos integrantes da Força Aérea.
O Tenente Alexsandro dos Santos Nieto recebeu a medalha militar de ouro com passador de ouro e ressaltou a honra que é receber essa homenagem da Força Aérea. "Ser agraciado com essa medalha não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma forma de agradecer às pessoas com quem pude trabalhar e à FAB pelas missões e aprendizado que adquiri durante todo o meu tempo de serviço", disse.
Outro momento de destaque foi a entrega das distinções da recém-criada Ordem do Humanus, honraria destinada a militares e civis que prestaram relevantes serviços ao COMGEP: O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, foi homenageado com a Humanus Diamante, em reconhecimento à sua liderança e contribuição ao fortalecimento do legado do Comando, enquanto os Ex-comandantes do COMGEP receberam a distinção Humanus Ouro.
Ao receber a sua homenagem, o Comandante da Aeronáutica reafirmou o compromisso da FAB com a excelência em sua gestão de pessoal. “O COMGEP tem sido um pilar essencial para o crescimento e a modernização da nossa Força Aérea. Sua dedicação à gestão do nosso pessoal é fundamental para garantir que a FAB continue cumprindo sua missão com excelência”, declarou.
Lisonjeado por participar da solenidade, o Ex-Comandante da Aeronáutica, entre os anos de 2019 a 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez destacou a essencialidade do COMGEP para o sucesso da Força Aérea. "Poder estar aqui hoje e reencontrar ex-comandantes e integrantes do efetivo atual é mais que gratificante, é algo indescritível. E, em nome de todos os homenageados, posso dizer que ao receber essa homenagem, nos sentimos muito honrados pelo carinho, atenção e reconhecimento daqueles que, um dia, tivemos a oportunidade de comandar", relatou.
Papel estratégico
Integrando a estrutura do Comando da Aeronáutica, o COMGEP é responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao pessoal civil e militar da FAB. Sua atuação é fundamental para atender às demandas técnicas e operacionais da Instituição, assegurando uma Força Aérea cada vez mais qualificada e preparada para os desafios do presente e do futuro.
Fotos: Sargento Vanessa Sonaly/ CECOMSAER