SOLENIDADE

Comandante da Aeronáutica participa de homenagem às Forças Armadas na FIESP

Durante a solenidade, o Ministro da Defesa José Mucio Monteiro Filho frisou sobre a integração entre a defesa e a indústria
Publicada em: 23/11/2024 09:23
Imprimir
Fonte: CECOMSAER, Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) realizou, nesta sexta-feira (22/11), no Espaço Eventos, o tradicional almoço em homenagem às Forças Armadas Brasileiras. O encontro anual tem como objetivo fortalecer os laços entre a Indústria de Defesa e as Forças Armadas, destacando a relevância de suas missões constitucionais para a segurança e o desenvolvimento do Brasil.

A solenidade contou com a presença de importantes autoridades civis e militares, incluindo o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, que representou o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; e o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves.

O evento foi aberto com as palavras de boas-vindas do Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP (DESEG) e Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), Carlos Erane de Aguiar, que enfatizou o papel estratégico das Forças Armadas no desenvolvimento tecnológico e na segurança nacional. 

O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, reforçou a importância da integração entre a defesa e a indústria, essencial para a soberania do país. 

“É com grande satisfação que reforço a importância da parceria entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias de São Paulo. Agradeço pela oportunidade de estar aqui hoje, ao lado da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em um evento tão significativo. Quero também parabenizar os organizadores por promoverem este momento de reconhecimento às Forças Armadas, que tão bem refletem o entendimento de sua missão e dos desafios enfrentados em defesa de nossa nação”, destacou. 

Durante o evento, o Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Rafael Cervone, destacou o respeito e a admiração pelas Forças Armadas, reforçando sua importância estratégica para o país.

“E hoje é um dia bastante especial mesmo, porque a gente ratifica essa homenagem e respeito a vocês. Aqui, onde a gente discute, ao longo do ano todo, tantos projetos em prol do Brasil, e a gente sabe, em detalhes, como são relevantes as Forças Armadas para o desenvolvimento do país. Não só para a manutenção da soberania, da paz e para triar um bom caminho, mas também pela tradição das Forças Armadas em nos mostrar um caminho além de governos, projetos de Estado que vão muito além. E é isso que estamos trabalhando com o governo hoje, mais do que nunca: de a gente ter projetos de nação”, afirmou.

Outras personalidades de destaque estiveram presentes, como o Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular Adjunto do DESEG, Dagmar Oswaldo Cupaiolo; o 1º Diretor Secretário da FIESP, Francesconi Júnior; o Presidente Emérito da FIESP, Elias Haddad; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

No encerramento da solenidade, foi entregue a Comenda da Ordem do Mérito Industrial ao Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento das Forças Armadas e à parceria com o setor industrial.

O almoço reafirmou o compromisso da FIESP em promover iniciativas que integrem as Forças Armadas e a indústria, impulsionando o desenvolvimento tecnológico, a segurança e a prosperidade do Brasil.

Fotos: Sargento Muller / CECOMSAER