G20

Base Aérea do Galeão conclui operação de recepção das delegações do G20

A Unidade da Força Aérea Brasileira foi a porta de entrada para cerca de 45 comitivas, com a presença de 28 chefes de Estados e Ministros
Publicada em: 21/11/2024 13:12
Imprimir
Fonte: III COMAR, Tenente Fernanda
Edição: Agência Força Aérea

  A Base Aérea do Galeão (BAGL) foi a porta de entrada para as delegações participantes da Cúpula do G20, evento que reuniu os líderes das principais economias do mundo na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Nos dias 16 e 17/11, a BAGL recebeu cerca de 45 comitivas, com a presença de 28 Chefes de Estados e Ministros.

Uma sala de comando e controle foi instalada na BAGL para gerenciar o fluxo de entrada e saída das aeronaves. No total, 25 ficaram estacionadas na Base militar durante todo o evento. A partida das comitivas ocorreu no dia 19/11, com voos quase que em horários simultâneos. Cada nação contou com um Oficial de ligação da Força Aérea Brasileira (FAB) para tratar de suas necessidades operacionais e logísticas. Um esquema especial de segurança também foi executado no local.

Além do receptivo das delegações, os militares da FAB também atuaram no acompanhamento de dezenas de veículos de imprensa, nacionais e internacionais, que fizeram a cobertura do deslocamento das autoridades.

O Planejamento da Operação foi iniciado ainda no primeiro semestre de 2024, em conjunto com com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e com o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).

O Comandante da BAGL, Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva, explicou o trabalho de coordenação. “Os países nos passaram suas demandas específicas, dos meios aéreos a serem transportados e que ocupariam o pátio e as instalações da Base Aérea. Tudo isso foi compatibilizado, após muitas interações, que duraram mais de seis meses”, afirmou o Comandante que também fez um balanço positivo das atividades, destacando que a Operação atesta a Base Aérea do Galeão como centro de mobilização e mobilidade, de relevância, não apenas no contexto da FAB, como também em âmbito internacional.

Escolta

O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica, do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro, também atuou na organização da Cúpula do G20. Em parceria com o Exército Brasileiro e com a Polícia Rodoviária Federal, os militares batedores participaram da escolta das autoridades durante os seus deslocamentos pela cidade.

Fotos: BAGL