POSSE
Novos Membros assumem o Conselho Superior do INCAER
O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou nesta quinta-feira (14/11), a cerimônia de diplomação e posse de seus novos membros do Conselho Superior. O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Oficiais-Generais da Aeronáutica, membros do Conselho Superior do INCAER, comandantes de organizações militares e convidados especiais.
Estiveram presentes ainda o Comandante da Aeronáutica entre dezembro de 1999 e janeiro de 2003 e membro do Conselho Superior do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que comandou a Aeronáutica no período de janeiro de 2015 a janeiro de 2019; e o atual Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro e ex-diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, ex-diretor do INCAER.
A cerimônia foi presidida pelo Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, anunciando a nomeação dos novos conselheiros. Foram empossados os seguintes Oficiais-Generais: Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas, Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, além do Desembargador Federal Roy Reis Friede.
Esses novos membros ocuparão cadeiras no Conselho Superior, em substituição a figuras históricas da aviação brasileira. O Conselho foi criado pelo Decreto nº 98.858, de 27 de junho de 1986, e é composto por 20 cadeiras vitalícias, cada uma dedicada a um patrono representativo da aviação nacional. As cadeiras agora preenchidas estavam vagas devido ao falecimento de antigos ocupantes, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra e o Coronel Aviador Manuel Cambeses Júnior.
Nomeação e Posse dos Novos Membros
A cerimônia foi marcada pela leitura da Portaria de Nomeação, assinada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, que oficializou as nomeações dos novos conselheiros. Os novos membros assumiram as seguintes cadeiras:
• Cadeira nº 1: Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Patrono: Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão).
• Cadeira nº 3: Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (Patrono: Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont).
• Cadeira nº 5: Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas (Patrono: Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho).
• Cadeira nº 9: Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer (Patrono: Marechal-do-Ar Eduardo Gomes).
• Cadeira nº 14: Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico (Patrono: Senhor João Ribeiro de Barros).
• Cadeira nº 20: Desembargador Federal Roy Reis Friede (Patrono: Tenente-Brigadeiro do Ar João Camarão Telles Ribeiro).
O Conselho Superior do INCAER desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da história da aviação militar brasileira, sendo composto por personalidades de grande relevância para a aviação e a defesa nacional.
O presidente do Conselho Superior do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, fez a saudação aos novos membros, ressaltando a importância da missão que assumem. Em seu discurso, destacou as trajetórias de destaque dos empossados e a responsabilidade de continuar o trabalho de preservação da memória e cultura da aviação brasileira. “Marcamos hoje o início de uma nova etapa para nossa instituição. Recebemos com entusiasmo os novos membros, que trazem vasta experiência e comprometimento com a missão do Instituto. Eles contribuirão significativamente para preservar e promover a história aeronáutica brasileira. Celebramos não apenas a posse dos conselheiros, mas também o fortalecimento da nossa comunidade. Esperamos, nos próximos anos, realizar projetos inovadores e criar eventos que inspirem as futuras gerações”, concluiu
Em seguida, o Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, em nome dos novos membros, falou sobre o compromisso assumido com a continuidade do trabalho de preservação histórica. Reforçou o compromisso com a educação das futuras gerações, mantendo viva a memória daqueles que contribuíram para o avanço da aviação militar no Brasil. “Hoje celebramos um marco para a cultura aeronáutica, com a posse dos seis novos conselheiros, que ocuparão cadeiras em homenagem a importantes figuras da história da Aeronáutica. O Conselho Superior do INCAER foi estabelecido em 1986 e tem desempenhado um papel fundamental na preservação e promoção da cultura aeronáutica. É com grande honra que assumimos este compromisso, cientes da responsabilidade de preservar nossos bens culturais e tradições. Agradecemos aos conselheiros por suas contribuições e ao comandante da Aeronáutica por aprovar as indicações”, finalizou .
Foto e Vídeo: Sargento Marcos / CECOMSAER