VISITA

Skatistas olímpicos visitam Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Raicca Ventura e Augusto Akio exploram a conexão ressaltam como a tecnologia, o esporte e a ciência se beneficiam da adaptação a forças naturais, influenciando tanto as manobras dos skatistas quanto os lançamentos espaciais
Publicada em: 04/11/2024 11:52
Imprimir
Fonte: CLBI, Capitão Monica
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Centro de Cultura Espacial e Informações TurísticasO Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em Natal (RN) recebeu no dia 01/11 a visita de duas estrelas do skate brasileiro: a campeã mundial de Skate Park em 2024, Raicca Ventura e o medalhista de bronze na mesma modalidade nas Olimpíadas de Paris 2024, Augusto Akio.

Os skatistas estiveram em Natal para participar da última etapa do circuito brasileiro de skate vertical, o Vert Battle, que aconteceu na Arena das Dunas nos dias 02 e 03/11. Aproveitando a passagem pela cidade, Raicca e Augusto conheceram o CLBI, explorando a história e a importância dessa unidade para o setor aeroespacial brasileiro.

O Vice-Diretor do CLBI, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Tavares Vieira, conduziu uma apresentação sobre o Centro, enfatizando seus objetivos, conquistas e a relevância do local para os lançamentos aeroespaciais no Brasil. “A presença de atletas de tão alto nível nos inspira. Embora o skate vertical e o lançamento de foguetes sejam atividades distintas, eles compartilham desafios em comum”, destacou.

Os visitantes também puderam explorar a área de lançamento de foguetes e o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas. Neste espaço, tiveram a oportunidade de observar maquetes de foguetes lançados pelo CLBI, além de registros fotográficos que documentam a trajetória da unidade.

Embora a relação entre skate vertical e lançamentos de foguetes possa parecer improvável, existem semelhanças interessantes nos desafios que ambas as atividades enfrentam, como a interferência do vento, controle de movimento e gravidade, precisão e coordenação, além da importância do trabalho em equipe. Essas conexões ressaltam como a tecnologia, o esporte e a ciência se beneficiam da adaptação a forças naturais, influenciando tanto as manobras dos skatistas quanto os lançamentos espaciais.

Raicca Ventura descreveu a experiência como “muito interessante” e destacou a curiosa semelhança entre o skate e os foguetes, especialmente no que diz respeito ao papel do vento. Augusto Akio também se sentiu inspirado, afirmando que “a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento e o trabalho em equipe são pontos em comum entre o esporte e a Força Aérea”.

Ao encerrar a visita, o Tenente-Coronel Vieira desejou sucesso aos skatistas em suas carreiras. “Assim como no skate, onde cada manobra representa a superação de limites, nossos foguetes simbolizam a busca pelo avanço da ciência e tecnologia brasileiras. Esperamos que essa visita tenha sido, para vocês, tão inspiradora quanto foi para nós. Que o skate e a ciência continuem lado a lado, elevando o nome do Brasil e mostrando ao mundo nossa capacidade de desafiar o impossível”, enfatizou.

A visita ao CLBI enriqueceu a passagem dos atletas por Natal, celebrando a conexão entre ciência, tecnologia e esporte no Brasil e reforçando o papel do CLBI como referência no desenvolvimento aeroespacial do país.

Fotos: CLBI